Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Dia dos pais é marcado pelo fortalecimento dos vínculos família e escola

Várias atividades foram realizadas nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) alusivas ao dia dos pais, comemorado no segundo domingo de agosto. Cafés da manhã, apresentações artísticas, jantares e palestras estão entre as atividades mais comuns.

08/08/2014 - 19:50


O que mudou, segundo a secretária municipal de Educação, Tania Elisete de Grandi, é que apesar dessa comemoração ser pontual, a ênfase dada é no envolvimento da família como um todo no ambiente escolar durante todo o ano letivo. Com as novas composições familiares, muitas atividades desse período são realizadas durante a Semana da Família e contemplam outros atores do vínculo familiar da criança que ocupam esse papel paterno.

Este ano o Serviço Social ligado ao Núcleo de Estudos e Atendimento a Diversidade e a Inclusão (NEADI) da Secretaria de Educação (SME), iniciou o projeto "Família e Escola: Parceria Pela Educação". A assistente social coordenadora do projeto, Micheli Cristine Schneider de Moura explica que o objetivo é oferecer um espaço de diálogo entre família e escola. “Estamos buscando fortalecer a integração entre os mesmos, assim como fortalecer o vínculo familiar. O projeto é desenvolvido pelas escolas e CMEIS do município, que possuem autonomia na elaboração das atividades e escolhas de temas a serem abordados nos encontros com as famílias através de reuniões, palestras, gincanas, amostras das atividades das crianças entre outras atividades”.

As ações são desenvolvidas pelas escolas e CMEIS de forma contínua. O NEADI proporciona ao menos quatro atividades no decorrer do ano envolvendo os pais ou responsáveis de educandos que recebem atendimento na Sala de Recurso Multifuncional e Psicopedagogia. “São discutidos temas pertinentes ao atendimento oferecido aos mesmos através de vários profissionais. A atividade geralmente ocorre no período noturno na Prefeitura de Toledo”, conta Micheli.

A Escola Municipal Henrique Brood, no Jardim Panorâmico é um dos exemplos de integração entre educação e família. A diretora Noeli Mekelburg Luqueta conta que as ações envolvendo os familiares são promovidas próximo às datas comemorativas tradicionais, porém sempre ampliando a participação para toda a família. “O nosso dia dos pais, por exemplo, será comemorado no próximo dia 21 de agosto, durante a Semana da Família. Teremos palestras com sete temas diferentes. Vai ser um momento bastante rico onde os pais e responsáveis poderão escolher os temas que querem participar de acordo com a necessidade e o interesse de cada um”, frisa Noeli.

Segundo a diretora, esses são momentos que visam trazer os pais para dentro do ambiente escolar. “Durante o ano fazemos shows de talentos próximo ao dia das mães, festa junina com grande participação da comunidade, em outubro teremos a tarde da família na escola, depois a noite cultural no Teatro Municipal. São encontros que além de discutir questões relacionados à educação, também proporcionam lazer e cultura para todos”, afirma.

Noeli considera fundamental o envolvimento dos pais. “Só assim podemos trabalhar questões mais problemáticas da escola de forma mais tranquila, quando temos os pais como parceiros”, finaliza.

CMEI Katúscia Gayardo

Na manhã desta sexta-feira (08), os pais que levaram seus filhos ao CMEI Katúscia Gayardo foram recepcionados com um café da manhã especial. Bolo, sanduíche, bolachas, café, chá, pão de queijo, bolo de cenoura e outros quitutes foram preparados pelos servidores para homenagear os pais. A atividade contou com a presença do prefeito Beto Lunitti, que, assim como os demais pais, ganhou uma lembrança pela presença.

Edilson José da Silva foi um dos pais homenageados. “Eu me senti muito bem acolhido e confiante porque é o local onde trazemos nossos filhos, então é bom a gente participar, pois é quando podemos estar atentos as inovações que são feitas nos CMEIs, porque é aqui que a gente deixa os nossos maiores tesouros, que são nossos filhos”.

O pai contou que sempre é bem atendido e sempre que pode “corre atrás” de melhorias para a unidade. “Principalmente para melhoria e segurança de nossas crianças”, diz ele. Edilson considera importante o envolvimento da família na escola e afirma que esse interesse deve partir dos pais. “Com certeza é importante esse envolvimento, pois o principal interesse tem que vir de dentro de casa. É o meu filho que eu trago aqui, porque então se eu não tenho interesse, como é que eu vou cobrar algo de alguém de fora? Só que da mesma forma que eu tenho esse interesse eu olho onde eu estou deixando meu filho, não só no CMEI, mas o que está sendo feito em prol desse CMEI”.

A diretora do CMEI, Maria José Sheron, garante que a gestão escolar só é possível com o envolvimento da família. “Sempre buscamos trazer essa parceria com os pais, de modo geral para participarem das atividades que desenvolvemos dentro do CMEI. Os pais participam muito e oferecem ajuda para as melhorias. Educação se faz com parceria entre escola e família”, frisa a diretora. 

Anuncio gene 2