Com o intuito de cultivar as tradições gaúchas presentes no município, a 6ª Semana Farroupilha é promovida pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e apoiadores. O evento está programado para acontecer entre os dias 06 e 20 de setembro no Parque Ecológico Diva Paim Barth.
Segundo a secretária de Cultura, Geni Fabris, as atividades rememoram a história de muitos Pioneiros do município. “Os primeiros moradores do nosso município que vieram do Rio Grande do Sul terão a oportunidade de mais uma vez vivenciar sua cultura. Além disso, o evento é uma oportunidade para toda a população, em especial as crianças toledanas, terem contato com essa história e apreendem mais”.
“Um povo sem história e sem cultura certamente tem a perder”, disse o prefeito Beto Lunitti na cerimônia de lançamento. Em seguida lembrou os vários princípios da cultura gauchesca e da importância de se difundir esse movimento. Deu as boas vindas aos presentes e convidou as pessoas a participarem da programação da 6ª Semana Farroupilha de Toledo. “Estamos trabalhando firmemente em políticas públicas que resgatam todo o processo de gestão pública direcionado a políticas humanas de desenvolvimento e de participação popular. Faremos o possível para que essa cultura gaúcha se estabeleça em nosso município, na região e que tenhamos a melhor semana farroupilha do Estado do Paraná”, desejou Beto em seu discurso aos presentes.
A cerimônia foi conduzida por um dos fundadores da Semana Farroupilha em Toledo, Ernani Magnabosco. Na sua avaliação, o evento, ao longo dos anos, vêm em uma linha crescente na cidade, ganhando mais espaços e ampliando sua programação. “O lançamento no dia dos pais foi algo muito marcante e importante para nós. Gaúcho não precisa ser aquele que nasceu no Rio Grande do Sul. O gaúcho é aquele que tem o coração voltado para as tradições, para as coisas do Rio Grande do Sul e para a cultura em especial, para as manifestações da música, da dança, do canto, das histórias. Essa cultura que viemos há anos ‘peleando’ para ter ela sempre de pé, e ser hoje uma referência em nosso país com CTG’s, inclusive fora do Brasil. Temos muito o que explorar e o que ofecerer para os toledanos, pois muitos têm pai, mãe ou avô que eram do Rio Grande do Sul. E aqueles que não nasceram lá, por meio da cultura se tornaram gaúchos. Por isso estamos cada vez mais avançando para que essa cultura não morra”.
O coordenador da 10ª Região Tradicionalista (RT), Gilmar Antonio Possenti, saudou os presentes, lembrando um pouco da história da Semana Farroupilha de Toledo e que desde o primeiro ano, quando realizado na PUC, participa desse movimento. “Naquele ano, várias pessoas estavam presentes e nenhum era gaúcho ou gaúcha, era o povo da cidade, médicos, dentistas, advogados, pessoas que foram conhecer um pouco do que era essa tradição e do que nós mostramos na parte canteira, na parte artística e isso é o que nos eleva. Ano passado fomos agraciados pela maior festa farroupilha da cidade de Toledo e esse ano o lançamento já foi maravilhoso”, avalia Possenti, que se comprometeu a trazer ainda mais visitantes ao evento.
Participaram do lançamento da Semana Farroupilha pessoas de outros municípios, como o casal Agostinho e Francielle Simch. Eles vieram de Cascavel para prestigiar o evento. “Viemos de Cascavel só para isso e gostamos do que vimos. Nós não somos de CTG, mas apreciamos a cultura gaúcha”, diz Francielle.
“Toledo sempre traz excelentes atrações culturais, está mais avançado nesse segmento. Temos familiares aqui e pretendemos voltar para participar da Semana Farroupilha também”, contou Agostinho.
A Identidade gaúcha
Délcio Tavares, músico tradicionalista que até o ano passado tinha Toledo como sua principal cidade de residência avaliou o lançamento da Semana Farroupilha como um momento singular para o município e para o movimento tradicionalista. “Ele não é um movimento meramente gaúcho, é uma identidade cultural que estão tentando nos tirar, nos impondo via mídia culturas alienígenas ao nosso jeito de ser. Ser gaúcho é um estado de espírito, é algo que vai muito além da razão. Então quando Toledo inicia sua Semana Farroupilha com todo esse vigor, com o envolvimento da prefeitura, com o apoio das entidades tradicionalistas o meu coração se enche de esperanças de que a nossa cultura, que é rio-grandense, catarinense, paranaense, mato-grossense... ela é a nossa identidade e nós devemos lutar e preservar isso”.
O artista, durante o show, lembrou que além da bombacha o gaúcho traz com ele o civismo e o amor à pátria. O sentimento de amizade, companheirismo e saudosismo também prevaleceu durante o evento. “O ambiente de um CTG é um dos poucos ambientes sociais onde a família se reúne. Nas atividades campeiras todos têm a oportunidade de participar onde todos têm voz e vez. É uma lição de democracia e de civismo, não é como uma sociedade onde alguns mandam, outros obedecem e seguem um rumo qualquer. O tradicionalismo é uma identidade cultural onde se propõe a plantar a semente do civismo e do respeito nas crianças. O CTG é onde é um ambiente onde se pensa e se age dentro de tudo aquilo que fazem os usos e os costumes do homem sul brasileiro”, finalizou.
De acordo com Geni Fabris, a parceria com o Sesi veio ao encontro da proposta de lançamento da Semana Farroupilha. “Ele é um artista que mescla a tradição da música gaúcha com o romantismo da música italiana levando o espectador a uma atmosfera semântica fabulosa”.
Programação da 6ª Semana Farroupilha
06/09 (sábado)
19h – A Faculdade do Chimarrão (Airton Ferreira) - Sicoob Oeste.
20h - X Mostra de Dança Gaúcha e Paranaense Adão Camelo (CTG Chama Crioula)
Local: Teatro Municipal de Toledo
13/09 (sábado)
20h – Sessão Farroupilha Maçônica.
Local: CTG Chama Crioula.
Realização: Loja Willy Barth.
Obs.: Após a Sessão, por adesão, Jantar e Show com Paulo Merisio & Grupo Outras Fronteiras.
14/09 (domingo)
16h - Grenal de Bombacha
Local: ATI ou PUC (a definir).
Para os dias 15, 16, 17, 18 e 19.
Local: Galpão no Parque Ecológico Diva Paim Barth
06h às 08h - Café campeiro.
Durante o dia:
- Exposição de pequenos animais.
- Apresentação de filmes da cultura gaúcha.
- Mostra de indumentárias típicas do gaúcho e do cavalo.
- Roda de chimarrão.
18h30 - Abertura dos trabalhos artísticos
- Tertúlia livre durante o dia e após os shows no palco principal.
15/09 (segunda-feira)
18h30 – Início da cavalgada com a Chama Crioula com destino ao Acampamento Farroupilha. Saída do CTG Chama Crioula (CTG Chama Crioula e Comitiva Marca de Casco)
19h30 – Abertura Solene da 6ª Semana Farroupilha de Toledo com acendimento da Chama Crioula no Acampamento Farroupilha.
20h – Missa Crioula.
21h - Homenagens a pioneiros e pioneiras da cultura gaúcha em Toledo.
21h30 – Show Grupo “Oh! de Casa”
16/09 (terça-feira)
19h - Apresentações Artísticas (CTG Chama Crioula).
20h – Show Paulo Merisio & Grupo Outras Fronteiras.
21h – Show Grupo Marca de Pampa.
17/09 (quarta-feira)
19h - Apresentações Artísticas (CTG Estância da Liberdade).
20h30 – Show Mariana da Gaita.
21h – Show Grupo Samba com Fanta.
18/09 (quinta-feira)
16h - Exposição de cavalos.
19h - Palestra sobre tradicionalismo (Comitiva Marca de Casco).
20h – Show Grupo Filhos do Paraná.
21h – Desfile de Pilchas e Indumentárias Gaúchas.
22h – Show com LUCIANO MAIA (Show PUCPR-Câmpus Toledo).
19/09 (sexta-feira)
19h - Apresentações Artísticas (Grupo da Terceira Idade Querência Amada).
20h – Show Grupo Nossa Estampa.
21h – Show Grupo Paraná.
20/09 (sábado)
10h– Desfile Cívico da Semana Farroupilha e Cavalgada com a Chama Crioula até o CTG Estância da Liberdade (Comitiva Marca de Casco)
20h – Jantar-Dançante com encerramento da 6ª Semana Farroupilha de Toledo. Grupo Balanço Campeiro
Local: Centro de Eventos Desirè Clemente Refosco – Vila Pioneiro (CTG Estância da Liberdade)
Apoiadores da 6° Semana Farroupilha
CTG Chama Crioula; CTG Estância da Liberdade; PUCPR – Campus Toledo; Comitiva Marca de Casco; Grupo da Terceira Idade Querência Amada; Grupo Oh! de Casa; Recanto do Gaúcho; Sicoob Oeste; Programas Tradicionalistas de Rádio “Entardecer nos Pampas”; “Galpão de Estância”; “Pampa na Garupa”; “Rio Grande de todos os Tempos”; e “Saudades da Minha Terra”; Jornal Gazeta de Toledo; Revista Versões; além das Secretarias da Comunicação Social, da Educação, da Administração, do Meio Ambiente, Chefia de Gabinete e da Segurança e Trânsito.