Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Toledo decreta luto oficial pelo falecimento de Dom Armando Círio

A Prefeitura de Toledo decretou, nesta terça-feira (12), luto oficial por três dias no município como sinal de pesar pelo falecimento, ocorrido na data de ontem, de Dom Armando Círio, primeiro bispo da Diocese de Toledo, primeiro arcebispo da Arquidiocese de Cascavel e seu arcebispo emérito. Segundo informações da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), aconteceu na noite da segunda-feira (11). Desde o início do mês, Dom Armando estava internado na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) para tratamento de um quadro grave de pneumonia, não resistindo a uma parada cardíaca, após complicações respiratórias.

12/08/2014 - 12:07


O decreto Nº 424, de 12 de agosto de 2014, cita “os serviços prestados pelo religioso na condição de primeiro bispo da Diocese de Toledo no desempenhou importante papel evangelizador, cultural, social e político em nossa cidade e na região; a expressiva atuação de Dom Armando Círio, seja como líder religioso, seja como conselheiro e incentivador da fé e da religiosidade do povo de nossa região, deixa marcas de um trabalho realizado com muita dedicação, perseverança e competência; o seu elevado espírito social e comunitário e a sua atuação em parceria com o poder público e com as entidades, não só na busca da melhoria de condições de vida para a população, mas, igualmente, no desenvolvimento de ações de cidadania; que Dom Armando Círio foi grande incentivador das vocações sacerdotais e religiosas, tendo sido decisivo para a implantação de diversos centros de formação de religiosos, primeiramente na Diocese de Toledo e, depois, na Arquidiocese de Cascavel”.

O documento considera ainda que Dom Armando Círio “honrou, em vida, os mais dignos sentimentos de pessoa dedicada às causas da comunidade e que o falecimento de tão ilustre personalidade enche de dor a sensibilidade do povo de Toledo e região; e que a trajetória de trabalho de Dom Armando Círio em prol das causas da comunidade torna-o integrante de nossa história”.

O prefeito Beto Lunitti lamentou o ocorrido. “Dom Armando Círio contribuiu, da sua forma, para o desenvolvimento de Toledo. Neste momento, nossa forma de retribuir esta participação é reconhecer a importância do seu trabalho pastoral em Toledo e toda a região oeste do Paraná”, comentou.

Uma vida dedicada aos outros

Armando Círio nasceu em Calamandra, na Itália, em 30 de abril de 1916. O religioso formou-se padre no mesmo país na cidade de Asti, em 1934, na Congregação do Oblatos de José. Foi diretor de orfanato, diretor de escola e professor diocesano.

Em 1947, chegou ao Brasil e atuou como vigário na cidade paulista de Botucatu e também em Apucarana aqui no Paraná.

Dom Armando veio para o Oeste do estado em 1960 quando tornou-se bispo e assumiu a diocese de Toledo.Em 1978, em Cascavel foi ordenado o primeiro Bispo da cidade. No ano seguinte, com a mudança para arquidiocese, foi o primeiro arcebispo metropolitano.

Em 27 de dezembro de 1995 renunciou, aos 79 anos, quando foi substituído foi Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner.

Mesmo assim, Dom Armando, exercia as funções sacerdotais como bispo emérito na paróquia São José Operário e participava de celebrações da catedral Nossa Senhora Aparecida onde ele celebrou a última missa.

Cerca de 80 padres foram ordenados por Dom Armando Círio. Entre eles Dom Odilo Scherer, cotado para ser papa em 2013.

Anuncio gene 2