Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ESPORTES

Segunda etapa dos Jogos Municipais dos Grupos de Idosos aconteceu em Vila Nova

O objetivo principal do evento foi proporcionar um momento de descontração

12/08/2014 - 16:40


Um dia diferente. Estas palavras resumiram a terça-feira (12) de mais de 200 representantes da terceira idade de Vila Nova, Novo Sarandi, Vila Ipiranga, Linhas São Paulo, Flórida e São Miguel e Dois Irmãos que participaram da segunda etapa dos Jogos Municipais dos Grupos de Idosos, realizados em Vila Nova. A competição começou na segunda-feira (11) com a etapa de São Luiz do Oeste.

A competição é promovida pelo Setor do Idoso em Movimento, programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), e 990 integrantes dos grupos da terceira idade irão participar das atividades desta semana, que incluem bocha, bolãozinho, canastra, dominó e trilha. Os grupos de idosos foram orientados pela equipe organizadora da (SMEL).

Os vencedores receberam medalhas, mas segundo a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa, o objetivo principal do evento foi proporcionar um momento de descontração. “Nós buscamos criar um ambiente em que eles pudessem fazer novas amizades, pudessem se distrair, pois esses momentos são importantes para eles, melhoram diretamente a saúde” explicou.

Após a primeira parte de competições, foi realizado o almoço, preparado pela Cozinha Social. Na ocasião, os idosos também receberam orientações da nutricionista Denise Gomes Costa, da Cozinha Social, sobre a melhor forma de ter uma alimentação saudável. “Nós aproveitamos esses momentos em que eles estão todos reunidos para transmitir esta mensagem sobre a alimentação, que é muito importante na idade deles”, contou.

Mudança de vida

A educadora física do Programa Idoso em Movimento, Laís Cardoso, disse que as ações desenvolvidas auxiliam muitas pessoas que chegam ao programa deprimidas. “Aqui eles acabam se divertindo. O Idoso em Movimento tem contribuído na saúde, pois eles se movimentam, diminui as dores e os remédios que eles necessitam”, explicou.

Opinião dos idosos

A dona Emilia Flamant, de 74 anos, se sentiu muito orgulhosa ao falar sobre o grupo de idosos. “Este grupo é minha vida, minha família. Através de eventos como este eu faço novas amigas, conheço novos lugares, posso me divertir, e aproveitar a vida. antes, ficava em casa, cuidando dos animais do sítio, ou fazendo trabalhos domésticos. Agora eu danço, jogo e posso dizer que minha vida mudou totalmente para melhor”, contou.

Emilia ainda convidou todos os idosos a participarem do evento. “Os idosos tem que sair, mesmo que em cadeira de rodas, ou de muletas, não importa. Só quem participa destes eventos e dos grupos de idosos, sabe o quanto é bom e o quanto contribui para nossa saúde”, concluiu.

Anuncio gene 2