Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Toledo sediará Mostra e Festival de Circo Social

O evento ganha um reforço neste ano com a realização simultânea do I Festival Nacional de Circo

13/08/2014 - 16:48


Toledo sediará de 29 de setembro a 3 de outubro a VIII Mostra de Circo de Toledo e o I Festival Nacional de Circo Social.Os dois eventos vão contar com apresentações no Teatro Municipal e outros palcos alternativos, incluindo o centro e bairros, oficinas e mesas redondas sobre o tema circo social e projetos desenvolvidos em Toledo e na região. A Mostra, já tradicional em Toledo, oportuniza a divulgação dos projetos sociais da região, nascidos a partir do trabalho iniciado em Toledo, há 23 anos, com a implantação do projeto Circo da Alegria, na escola Municipal Anita Garibaldi, no Jardim Europa, além de proporcionar a troca de experiências entre os participantes. O evento ganha um reforço neste ano com a realização simultânea do I Festival Nacional de Circo.

“Queríamos trazer algo mais aos participantes. O Festival vem justamente neste sentido, trazendo as experiências e a contribuição de profissionais de todo o país, através de espetáculos e oficinas”, explica a coordenadora geral do evento e do projeto Circo da Alegria, Tânia Piazzetta. “Com certeza será um evento muito rico, tanto para quem atua nos projetos de circo, como para a comunidade em geral, que poderá acompanhar as apresentações, todas gratuitas”. Segundo ela, o circo social, com o trabalho que vem sendo realizado em Toledo e que serve de base para vários outros municípios da região, tem uma proposta diferenciada, que visa o desenvolvimento integral dos participantes, não apenas a formação circense. A técnica circense acaba sendo apenas um chamariz para a introdução de diversos outros conceitos que contribuem para a formação integral do ser humano, explica.

A programação da Mostra será durante o dia. Nos turnos da manhã e tarde os grupos inscritos farão as suas apresentações. Após cada uma delas é feita uma avaliação, com a presença de convidados. “É uma forma do grupo ter o seu trabalho avaliado e a partir deste retorno ver no que pode melhorar e crescer. Os elogios são importantes, mas as críticas também são bem vindas porque são através delas que conseguimos evoluir e melhorar sempre”, observa.

O acesso será gratuito. As apresentações da Mostra serão realizadas pela manhã e tarde, no Teatro Municipal, e do Festival, à noite, no mesmo local. Quem quiser poderá doar um quilo de alimento. Grupos maiores de escolas e outros deverão inscrever-se com antecedência. Mesmo sendo gratuito, somente será permitido o acesso com ingresso-convite. Ele é necessário para um controle do número de pessoas, visando garantir a segurança dos participantes, explica Tânia.

A programação ainda está sendo definida, mas alguns nomes já estão confirmados, entre eles os fundadores dos grupos Los Círculos e Dupla Cia, de Campinas, São Paulo, Rodrigo Mallet e Vitor Poltronieri. Também estão confirmados para o evento a Escola Pernambucana de Circo, que permanece durante toda a semana, trocando experiências com os demais grupos, a Trupe Fundacam, de Campo Mourão, que todos os anos realiza o Festival Nacional de Circo, e o Circo Ático de Toledo, grupo profissional formado por ex-integrantes do projeto Circo da Alegria. “As crianças e jovens que participam dos projetos de circo terão a oportunidade de ver experiências locais e regionais e também trabalhos profissionais e novas perspectivas de trabalho e de onde podem chegar”, acrescenta Tânia.

Reunião preparatória

A programação prévia do evento foi apresentada aos representantes dos grupos existentes na região, na primeira reunião, realizada na última terça-feira, 6, na escola municipal Anita Garibaldi. “Foi o nosso primeiro contato com relação ao evento. O objetivo era repassar as primeiras informações e colher subsídios para a organização”, explicou Tânia. Entre as informações repassadas estão alguns detalhes da programação, que deverá ser confirmada nos próximos dias, o prazo para inscrições dos grupos, que encerra no dia 28 de agosto, e a estrutura que a organização vai oferecer aos participantes.  Eles terão direito a almoço e jantar, durante a Mostra, e, caso necessário, pernoite. As reservas, no entanto, devem ser feitas com antecedência.

Participaram do encontro representantes de grupos de Toledo, Vera Cruz do Oeste, Diamante do Oeste, Ouro Verde do Oeste, Cascavel, Ubiratã, Entre Rios do Oeste, Tupãssi e Pato Bragado. Eles receberam as primeiras informações sobre a organização do evento, detalhes da programação e forma de garantir a participação. Os grupos deverão inscrever-se até o dia 28 de agosto e fazer reservas de alojamento e refeições, que são gratuitas. Os grupos deverão informar previamente o número de participantes, que será livre, e a necessidade de materiais de apoio para as apresentações. Cada grupo também poderá enviar três representantes e um instrutor para permanecer durante todo o período em Toledo, participando de todas as atividades.

A expectativa em Toledo é reunir cerca de 30 grupos para a Mostra e Festival, totalizando cerca de 650 artistas no palco. Durante o evento, os organizadores esperam casa cheia todos os dias no Teatro Municipal e nos demais palcos alternativos. A VIII Mostra e o I Festival de Circo Social é uma promoção do Circo da Alegria com o apoio da prefeitura de Toledo. O evento conta com o patrocínio das empresas Prati Donaduzzi, Sicredi Oeste e Kadadra Design.

 

Da Assessoria

Anuncio gene 2