O Projeto Veterinário Mirim já está dando os primeiros passos. Nesta quarta-feira (13), na Escola Municipal André Zenere, aconteceu a primeira capacitação dos professores de educação ambiental que irão trabalhar com os alunos dos quintos anos. O projeto é desenvolvido pelo curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Campus Toledo, em parceria com a Prefeitura de Toledo através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Proteção e Defesa Animal, Saúde e Educação, além da Associação dos Focinhos Carentes de Toledo (Afocato).
Participaram da capacitação aproximadamente 20 professoras da Secretaria Municipal de Educação (SMED) de ensino de todo o município. Foi apresentado para as profissionais de educação como o projeto irá funcionar o Projeto, além de receberem uma cartilha para ser trabalhada com os alunos. Ao final, as professoras ainda puderam tirar dúvidas a respeito do projeto e forma de funcionamento. Na ocasião, também foi escolhido o tema que os alunos irão trabalhar que é “Animal de estimação não é brinquedo não”.
O lançamento do projeto foi realizado no dia cinco de junho, juntamente com a inauguração da Sala Verde. Agora, acontece à segunda etapa, que é a capacitação. “Estamos fazendo um treinamento com as professoras da educação ambiental. Elas irão desenvolver os trabalhos com os alunos”, contou a professora de medicina veterinária da PUC, Maria Cecília de Lima, que acompanhará o projeto. “As professoras vão trabalhar com os alunos do quinto ano todas as questões relacionadas aos cuidados com os animais domésticos e a questão do abandono”, completou a coordenadora de Educação Ambiental da SMED, Luci Kuhn.
Para a professora de educação ambiental da Escola Rural Municipal São Dimas, de Bom Princípio, Marilda Lira Ulsenheimer, o projeto é inovador. “É um projeto interessante, uma coisa nova. Vou tentar trabalhar com os meus alunos de uma forma diferente, porque o que vemos no interior é mais a questão dos maus tratos e não de abandono. Vou concentrar o foco nesta questão com os alunos”, afirmou.
Projeto
O Projeto Veterinário Mirim veio a partir de um que é desenvolvido com os alunos de Curitiba. Na capacitação, os professores decidiram como vai funcionar a forma do projeto, já que antes seria desenvolvido um concurso. Através do material didático será trabalhado com os alunos o tema ‘Guarda Responsável’, e no final as crianças irão formular um desenho em cima da frase escolhida, ‘Animal de estimação não é brinquedo não’. “Cada escola vai selecionar o melhor desenho, e nas escolas que existe o contra turno vai ser selecionado um desenho do período da manhã e outro da tarde”, disse a professora de medicina veterinária da PUC, Maria Cecília de Lima.
Os desenhos selecionados serão premiados em novembro e todos os alunos que tiverem o desenho premiado vão fazer uma visita ao hospital veterinário da PUC, e receber o certificado de Veterinário Mirim. “Essas crianças, além de terem uma consciência da importância disso elas também vão ficar na escola como responsáveis para transmitir esses conhecimentos aos colegas”, finalizou Maria Cecília, comentando que este é um projeto piloto e caso der certo, a intenção é realizar todos os anos.