A Prefeitura de Toledo leiloou na quinta-feira (14) onze veículos que eram da frota municipal. A ação foi realizada conforme o edital n° 001/2014. Entre os automóveis leiloados estavam caminhões, carros e motos que ao todo somaram R$ 109.340,50. O objetivo do Governo Municipal é se desfazer dos veículos sem condições de uso e investir na aquisição de novos, para dispensar o aluguel e gerar economia aos cofres públicos.
Segundo o secretário de Administração, Amauri Linke, o Leilão faz parte da nova política adota para renovação da frota municipal. “Esses veículos leiloados são inservíveis para as atividades da Prefeitura, pois já estão com alto custo de manutenção e estão gerando muitos gastos para o município”. O dinheiro adquirido no leilão será reinvestido.
Processo de renovação da frota
Desde o início de 2013 a Prefeitura de Toledo tem investido em veículos próprios. Neste período, a administração municipal já fez a aquisição de 57 veículos, que foram distribuídos em diversas secretarias para realização dos serviços. No total, foram investidos R$ 4.897.193,20 de recursos próprios do município. Antes era gasto cerca de R$ 25 a 30 mil por mês somente em aluguel de carros, sendo que a Prefeitura já chegou a ter 26 automóveis alugados. Agora, com estes novos carros todo este dinheiro é economizado e investido em outros setores, como saúde e educação.
Entre os novos carros estão 23 utilitários, quatro caminhões, 23 carros para serviços diversos das pastas, um microônibus com acessibilidade e seis maquinários, entre eles estão um trator, uma escavadeira hidráulica, uma pá carregadeira e uma retro escavadeira. Já os utilitários correspondem a ambulâncias e carros para a coordenadoria de Proteção e Defesa Animal. Segundo o secretário Amauri Linke, a necessidade de melhorar a frota do município, além de oferecer boa qualidade de serviço para os servidores e população fez que com a troca e compra de novos veículos fosse necessária. “Atendemos as necessidades das secretarias municipais e estamos conseguindo acabar com os veiculos sucateados e alugados que geravam grandes despesas aos cofres municipais”.
Linke ainda lembrou que a Coordenação da Frota Municipal também estuda um sistema de renovação de frotas. “Pensamos em substituir os veículos a cada cinco anos, ou de acordo com as condições”, concluiu.