A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) promoveu, nesta sexta-feira (15) a última etapa de Jogos Municipais dos Grupos de Idosos. A ação, realizada no
Centro Esportivo Lauri José Simon, reuniu os Grupos Corações Unidos – Jardim Panorama; Perseverantes da Paz – Jardim Maracanã; São José Operário – Operária; São Pedro – Pioneira; Fonte Luminosa – Jardim Europa; São João Batista – Paulista; Nossa Senhora de Fátima – César Park; Sempre Avante – Panorama; Sempre Alegres – São Francisco; e São Jorge – Bela Vista e América. Ao longo da semana, aproximadamente 1.000 idosos participaram da competição.
Os vencedores das modalidades disputadas – bocha, bolãozinho, canastra, trilha e dominó – receberam medalhas, porém o principal prêmio para os idosos não foram estes, mas sim a integração e a convivência. Segundo a coordenadora do Idoso em Movimento, Márcia Franciele Spies, o balanço final do evento é positivo. “Sem dúvidas, foram momentos marcantes. Ontem (quinta-feira, 14), durante a entrega das medalhas em Xaxim, nós vimos lágrimas de emoção nos idosos. Eles agradeceram, pois pensavam que pela idade mais avançada, não receberiam mais atenção. Os Jogos e o Programa do Idoso em Movimento mostram o contrário. Isso é muito gratificante para nós”.
Márcia ainda falou que os objetivos do Idoso em Movimentos estão sendo superados. “Nossa principal meta era mostrar para o idoso que apesar da idade e das limitações físicas eles ainda podem praticar esportes, se divertirem e serem felizes”. Sobre as próximas edições do evento, a expectativa da SMEL é grande. “A vontade de melhorar cada vez mais o evento, para tornar cada vez melhor para os idosos. Estamos sempre abertos a sugestões”, comentou.
Para a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa, os Jogos foram um grande sucesso. “A avaliação por parte dos idosos atendidos é muito positiva e esse é o nosso termômetro mais poderoso. Este evento reforça a nossa intenção de incluir o esporte em todas as idades e todos os locais do município. O idoso tem a vontade de praticar esportes, brincar, se divertir, e a SMEL está trabalhando muito para isto. Os idosos foram o maior presente que a SMEL recebeu”, explicou.
Para os idosos, a opinião é unânime. Todos são categóricos ao afirmar os benefícios que o Idoso em Movimento trouxe à terceira idade toledana. Para Cândida Lima, de 67 anos, Toledo sem dúvida se destaca no Paraná. “Como sou delegada dos idosos da minha comunidade, eu sempre participo de conferências em várias cidades do Paraná. Toledo é sempre muito elogiado e o que a nossa terceira idade tem aqui em Toledo, nenhum outro município possui. O Idoso em Movimento melhora em muitos aspectos, como a nossa saúde física e psicológica”.
Os Jogos Municipais dos Grupos de Idosos aconteceram nos distritos de Novo Sarandi e Vila Nova, Vila Industrial, Xaxim e Jardim Panorama. A expectativa da SMEL é realizar uma outra competição para idosos com as modalidades mais solicitadas por eles. “Para o fim do ano, pretendemos realizar um municipal de bocha e bolãozinho, para atender um número maior de idosos, sem limite de inscrições”, concluiu Marli.
O prefeito Beto Lunitti participou de quatro das cinco etapas. Segundo ele, o trabalho realizado pela SMEL em Toledo é referência na atenção à melhor idade. “Vimos idosos se divertindo e aproveitando o seu tempo após ter dedicado sua vida para cuidar dos filhos e fazer o desenvolvimento de nosso município”. Beto ainda destacou a presença das nutricionistas e profissionais de saúde unindo o lazer às orientações sobre como buscar uma vida mais saudável. “Este talvez seja um dos fatores mais preponderantes. Os idosos foram assistidos de diversas formas e com certeza o que aprenderam vão aplicar no seu dia a dia”, concluiu.