Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Grupo de atletas de bocha e bolão se reúne com o Governo Municipal

Segundo os dirigentes e atletas, a necessidade deste espaço público para as modalidades é antiga e o prefeito se comprometeu em fazer um estudo orçamentário junto a SMEL para a possível implantação do espaço

18/08/2014 - 17:20


Os dirigentes das Associações de Bochófilos de Toledo e Região (ADBTOR) e de Bolão de Toledo se reuniram nesta segunda (18) com o prefeito e a secretaria de Esportes e Lazer para discutir a possibilidade de um espaço público para estas modalidades.  O encontro ocorreu na sala de reuniões do gabinete, na Prefeitura.

Segundo os dirigentes e atletas, a necessidade deste espaço público para estas modalidades é antiga, já que os únicos espaços disponíveis para treinamentos são os clubes privados, que cobram mensalidades. Alguns praticantes se filiam aos clubes e pagam mensalidades altas apenas para poder usar as quadras de bocha e bolão, e isto vêm afastando e limitando o desenvolvimento da modalidade.

As equipes de Toledo participam de campeonatos e trazem troféus para o município. Com um espaço próprio, além de servir para treinamento, haverá um incentivo para as novas gerações. Em resposta à solicitação do grupo, o prefeito Beto Lunitti se comprometeu em fazer um estudo orçamentário junto às Secretarias Municipais de Esportes e Lazer (SMEL) e de Planejamento Estratégico. “O governo está sempre aberto a novas propostas. O município conta com uma política de esportes que abrange praticamente todas as modalidades e oferece esporte para todas as idades. Vamos debater a possibilidade e verificar a disponibilidade de recursos para atender mais esta necessidade”, explicou.

A secretaria, Marli Gonçalves Costa, acrescentou que a SMEL busca ouvir os grupos e manter um contato amplo para identificar as dificuldades das modalidades. “Desde que assumi a SMEL eu sou procurada pelos representantes destas modalidades para que algumas dificuldades que eles têm sejam sanadas. Algumas delas são o auxílio de um profissional da área para eles e na questão de transportes, bem como a disponibilização de um espaço público para a prática destas modalidades. Certas questões já foram resolvidas, como a parte de professor para orientar e acompanhar as equipes e de recursos e transporte para incentivar estes atletas. A disponibilização do espaço público ainda vai ser estudada, mas a nossa expectativa é atender esta necessidade”, comentou.

Segundo o representante da Comissão Organizadora da Bocha no Município de Toledo,  Ivanor Mann de Souza, o grupo procurou o poder público “principalmente porque precisamos valorizar este esporte histórico e difundi-lo na juventude. Não podemos deixá-lo cair no esquecimento. Como nós só podemos praticar este esporte em clubes privados, ele se torna muito limitado. Desta forma, o espaço público seria de grande importância para nós”, contou.

O presidente da Associação de Bolão de Toledo, Vilson Wolfart, reafirmou os pedidos da equipe. “É difícil manter a tradição deste esporte. Precisamos de incentivo para manter vivo e atualmente isto tem um custo muito alto”, concluiu.

Anuncio gene 2