Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Semana da Família integrou cerca de 2 mil pessoas em Toledo

O primeiro evento realizado no município integrando as várias configurações de família agradou participantes e organizadores

19/08/2014 - 16:17


A 1ª Semana Municipal da Família (SMF) realizada entre os dias 11 e 15 de agosto em Toledo atendeu cerca de duas mil pessoas e agradou tanto os participantes, quanto os organizadores do evento. A proposta de dedicar uma semana inteira de atividades envolvendo as mais diversas configurações familiares foi cumprida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS), com o apoio das demais secretarias.

As ações aconteceram de forma descentralizada em diversos locais do município, como o Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura, escolas municipais, os centros da juventude, centros de referência assistencial, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, entre outros. A secretária de Assistência Social e Proteção à Família, Ineiva Terezinha Kreutz Louzada, comemorou os resultados da ação. Na sua avaliação o evento foi um sucesso. “As atividades desenvolvidas foram excelentes, elas aconteceram de forma intergeracional em diferentes espaços, com trocas de experiências entre crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias, e reforçaram as atividades cotidianas que já realizamos”.

A diretora de Proteção Social Básica, Marília Borges Leite destacou a importância da articulação com todas as secretarias de Governo para que o desenvolvimento das atividades se realizasse. “Essa intersetoralidade foi fundamental para o êxito da Semana da Família. E trazer a discussão sobre a família por meio da abertura das diversas unidades de atendimento para a comunidade foi fundamental. Normalmente essas atividades são mais fechadas e direcionadas para públicos específicos. Nessa semana houve uma abertura e envolvimento maior de toda a comunidade”, comentou Marília.

Secretarias aprovam intersetoralidade

A secretária de Assistência Social lembrou que a Semana da Família serve para dar visibilidade das ações de todas as secretarias e fortalecer os trabalhos que já são feitos. “O trabalho com as famílias é obrigação de todas as nossas políticas públicas. Não é possível pensar o jovem, o adulto ou o idoso sem integrar a família nesse contexto, não teria razão de ser”, frisa.

Um exemplo desse compromisso contínuo com as famílias acontece na Secretaria de Educação, onde é desenvolvido o projeto “Família e Educação, uma parceria que dá certo” durante todo o ano. “Esse projeto é um diálogo permanente entre a escola e a comunidade. Durante a Semana da Família algumas escolas e cmeis realizaram atividades complementares. Essa foi uma possibilidade de reafirmar vínculos e o compromisso na educação de uma infância saudável”, avaliou a secretária da Educação, Tania Elisete de Grandi.

A Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL) participou com o projeto Recreação e com a ginástica de pais e filhos. “Essa foi uma atividade realizada especialmente para a integração de familiares. Estamos felizes com o resultado, pois a Semana da Família cumpriu com o seu objetivo”, avalia a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa.

Na visão da secretária de Cultura, Geni Fabris, a Semana da Família foi um evento de vanguarda no município de Toledo. “Nós realizamos as atividades no Centro de Artes e Esportes Unificado [CEU das Artes], foi possível trabalhar o tema da família de forma integral, moderna e cumprindo todos os requisitos legais. A poesia, música, teatro e dança foram inseridos pensando no envolvimento de todas as configurações de família e o resultado foi muito positivo”, destacou Geni.

Além das atividades recreativas, esportivas, de cultura, lazer e integração das famílias, também foram realizados vários debates de relevância social durante a semana. Um deles foi da efetivação da Lei Maria da Penha no município, promovido pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM). “Foi um importante espaço onde pudemos ouvir o Poder Executivo, o Poder Judiciário e a Polícia Civil. As pessoas que participaram elogiaram o evento e o esclarecimento de vários aspectos da lei. Da mesma forma, o fórum sobre o trabalho infantil nos trouxe um rico debate. A Semana da Família, portanto, cumpriu o papel dela, que era também trazer a todos os setores da comunidade, das famílias, a oportunidade de debater temas importantes, como estes”, evidenciou a Secretária de Políticas para Mulheres, Maria Cecília Ferreira.

Envolvimento dos gestores

Para a secretária de Assistência Social, Ineiva Louzada a Semana da Família fechou com chave de ouro com a participação de aproximadamente 300 pessoas no 1º Seminário Municipal sobre Trabalho Infantil. Ela destacou a presença de gestores, equipes de referência e trabalhadores do sistema de garantia de direitos da criança e adolescente dos municípios de Toledo, Mercedes, Palotina, Guaira, Ouro Verde do Oeste, São Pedro do Iguaçú, Nova Santa Rosa e Maripá.

Representantes da OAB de Toledo, Ministério Público, Poder Legislativo, Poder Judiciário, Ministério do Trabalho, universidades (Fasul, Unioeste e Unipar), Núcleo Regional de Educação, conselhos municipais, Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social – Núcleo de Toledo e Conselho Tutelar, da rede socioassistencial governamental e não governamental e membros de todas as secretarias de Governo colaboraram para o fortalecimento do debate.

O resultado Seminário acarretou no compromisso assumido de construir e definir os protocolos e fluxos de atendimento à criança e adolescente do município, envolvendo todas as políticas públicas. “Essa intervenção deve ser articulada e complementar, ou seja, o desafio que é requisitado é a construção da rede de trabalho com a definição de protocolos de fluxo, que é de responsabilidade de todas as políticas públicas nos mais diversos órgãos gestores”, explicou Ineiva.

Ela finalizou lembrando que “a família é um espaço de construção de saberes” e manifestou o desejo de manter o evento para 2015 com a ampliação e projeção das ações também para espaços na área rural. “Vamos manter a intersetorialidade como marca da administração pública”, concluiu.

Anuncio gene 2