O serviço de atendimento aos pacientes com tuberculose e hanseníase, a partir de 1º de setembro, será realizado em novo horário. O acolhimento, que atualmente acontecem no período vespertino, passará para a parte da manhã, entre as 7h e às 12h30. Apesar da mudança de horário, prestação dos serviços médicos, fisioterápicos e de enfermagem continuarão com as mesmas características.
A mudança ocorrerá devido a uma reestruturação. A equipe do ganhará novos profissionais, aperfeiçoando o atendimento e alinhando aos outras unidades onde o atendimento acontece pela manhã. “Temos unidades básicas de saúde (UBS’s) que atendem o dia todo e algumas das 7h às 13h. Em nenhuma delas temos atendimento somente à tarde, então o paciente, em alguns casos, precisava se deslocar até aqui para o atendimento e em outro dia para a sua unidade básica de origem perdendo dois dias. Agora ele pode fazer tudo em um dia só”, comentou.
Segundo a enfermeira Marlene Abegg Ensina, ao todo o programa atende 22 pacientes de tuberculose e hanseníase. “Os pacientes chegam a nós por livre demanda, por indicação de clínicas particulares ou por indicação das próprias UBS’s”, explicou.
O programa atende os pacientes durante todo o tratamento de forma gratuita. Além de disponibilizar os medicamentos, os pacientes ainda recebem indicações médicas e de outros profissionais de saúde sobre o tratamento, que pode durar entre seis meses a um ano. O Programa de Hanseníase e Tuberculose atende na Rua Doutor Ciro Fernandes do Lago, 315, na Vila Pioneiro, anexo ao Núcleo Integrado de Saúde Doutor Jorge Nunes (NIS/Mini Hospital).