Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

EDUCAÇÃO

Escola Municipal Carlos Friedrich recebe computadores novos para o laboratório de informática

Na quinta-feira (21) foram entregues os novos computadores para o laboratório de informática da Escola Municipal Carlos Friedrich, no Jardim Coopagro. Este é o primeiro dos 11 laboratórios de escolas municipais que serão totalmente reequipados. A Secretaria de Educação de Toledo (SMED) fará a instalação de equipamentos mais modernos em substituição aos antigos, já considerados obsoletos para desenvolver os trabalhos pedagógicos com os alunos do ensino fundamental.

21/08/2014 - 20:49


A Prefeitura de Toledo adquiriu com recursos próprios 216 novos computadores. O investimento total é de R$ 242.784,00. Os valores incluem gabinete completo, fone de ouvido tipo "headphone", teclado, mouse, sistema operacional Linux Educacional 5.0. Os monitores serão mantidos, pois ainda atendem a demanda dos laboratórios. O Departamento de Informática do município é o responsável pela substituição dos equipamentos antigos pelos novos, bem como pela instalação dos softwares (programas) necessários para o uso pedagógico em cada escola.

A diretora da Escola Municipal Carlos Friedrich, Marlize Miquelon confirmou a precariedade e defasagem dos computadores da Sala de Tecnologias e comemorou o recebimento dos equipamentos. “Esse é um grande progresso. Estamos utilizando computadores ainda de 2003 na escola. Os aparelhos do laboratório são de 2008 e são muito lentos. Se pensarmos que uma aula tem 45 minutos, a demora para entrar num programa ou mesmo para ligar o computador já é um tempo perdido. Por isso esses novos aparelhos representam um grande progresso pra nós”, frisou a diretora.

O prefeito Beto Lunitti entregou simbolicamente um dos 16 gabinetes nas mãos da aluna do Pré II Integral, Eduarda Vitória Vieira da Cunha, de quatro anos. A estudante disse que gostou da homenagem. “Gostei, achei muito legal”, disse.

Aos estudantes o prefeito passou uma mensagem de otimismo e disse que os investimentos na escola são com o objetivo de “construir um ambiente de harmonia, de diálogos com a comunidade escolar de forma a contribuir para uma sociedade mais justa, fraterna e digna”. Beto também lembrou a necessidade de se investir em políticas públicas na área de educação. “Em agendas com as escolas, os professores nos colocaram a par das condições em que estavam trabalhando nos últimos anos. Por isso estamos investindo no fortalecimento das escolas, não só na área de informática, mas também nas condições físicas e estruturais da escola, no seu mobiliário, nas estruturas administrativas como um todo”, ressalta o prefeito.

Os professores que trabalham diretamente na Sala de Tecnologias aprovaram os novos equipamentos. A professora de Pré Escola, Cristiane Mara de Oliveira diz que até mesmo os mais jovens se beneficiam com os novos investimentos em informática. “Os alunos da pré-escola chegam sem nunca ter manuseado um computador e saem com um conhecimento muito grande, já pedindo até a atividade que mais gostam. Com os equipamentos novos esse trabalho será muito melhor”, garantiu.

Segundo o professor da Sala de Tecnologias, Valmir Kovalski, “os computadores atuais não permitem atualização de softwares, como o navegador de internet. Isso ocasiona uma dificuldade muito grande, pois vários programas educativos que são desenvolvidos não conseguimos rodar nessa versão antiga. Os computadores que estamos recebendo com o Linux Educacional 5 vêm com o sistema operacional atualizado e essa nova versão permite atualizações sem a necessidade de trocarmos de equipamento pra isso”, explicou.

Computadores deixam de ser obsoletos

Segundo a Secretária de Educação, o investimento foi imprescindível e os primeiros laboratórios estarão em funcionamento ainda no mês de agosto. “Foi realizado um estudo pelo Departamento de Informática da Prefeitura e a Secretaria de Educação para verificar as condições dos laboratórios de informática das escolas. A proposta era fazer um levantamento técnico de como poderíamos melhorar a qualidade desses laboratórios. Constatamos várias situações difíceis e percebemos que a maioria dos computadores estavam obsoletos e necessitavam ser substituídos. Por isso apenas os monitores serão mantidos. Após a entrega dos equipamentos, o Departamento de Informática começará as instalações”, informou Tania.

A coordenadora das Tecnologias Educacionais da SMED, Michelle Bedin, conta que 34 escolas do município receberam do Governo Federal entre os anos 2007 e 2009 equipamentos de informática por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), criado para promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio. Desde então, não houve novos investimentos nos laboratórios das escolas.

“Os computadores que recebemos desse programa federal não atendem mais a nossa demanda de equipamentos destinados para os alunos. Como a maioria das máquinas já estão defasadas, muitas vezes fica inviável desenvolver os trabalhos”, diz Michelle.

Em todas as escolas do município existe um professor para atender na Sala de Tecnologias Educacionais, onde funcionam os laboratórios de informática. Uma vez por semana cada turma tem aula nesse espaço, sempre como complemento do conteúdo desenvolvido em sala de aula. “É uma extensão do conteúdo curricular sendo aplicado com ferramentas diferentes”. A coordenadora esclareceu que com os novos equipamentos será possível trabalhar com softwares (programas) mais atualizados que irão ajudar os professores ao planejarem suas atividades de forma diferenciada. Uma das principais fontes utilizadas nesse sentido é o site http://portaldoprofessor.mec.gov.br.

Ela explica que depois do recebimento dos computadores do Governo Federal houve uma mudança crucial de comportamento e de relações na internet.

“A internet ficou muito mais interativa. Hoje o aluno não apenas consulta as informações da rede, mas também produz conteúdo, ele tanto posta textos, quanto fotos e vídeos na rede. E para atendermos essa nova realidade precisamos de máquinas com processamento de dados maior do que naquela época. Já são várias as maneiras de se colocar dados na internet. As plataformas oferecidas hoje são muito mais dinâmicas. Inclusive existem várias atividades educativas em formas de jogos e para podermos utilizá-las é necessário bons equipamentos”, frisa.

Muitas escolas do município já utilizam de plataformas mais interativas na internet como complemento e divulgação das ações pedagógicas realizadas. Blogs, sites, fanpages são recursos muito utilizados. A Escola Carlos Friedrich é um desses exemplos. Ela utiliza o seu blog (www.escolacarlosfriedrich.blogspot.com.br) para postar ações da comunidade escolar, atividades para as aulas de tecnologias educacionais, referência de sites sobre conteúdos que estão sendo trabalhados nas disciplinas, fotos de atividades. “Tudo isso, aquele aluno que tem internet em casa pode acessar inclusive no ambiente familiar. E as famílias podem acompanhar as ações desenvolvidas na escola por meio desses espaços virtuais”, salienta Michelle.

Anuncio gene 2