Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Bicicletas do Programa Verão no Parque foram alvo de vandalismo

A Secretaria de Esportes e Lazer já realizou Boletim de Ocorrência na Polícia Civil e investiga o caso

22/08/2014 - 16:52


As bicicletas disponíveis no Parque Ecológico Diva Paim Barth, por meio do Programa Verão no Parque, foram alvo de vandalismo na madrugada desta quinta-feira (21). Os pneus e câmaras de ar de seis unidades foram cortados. A Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL) já realizou Boletim de Ocorrência na Polícia Civil que irá investigar o caso.

Segundo o responsável pela manutenção das bicicletas, Ademir Aparecido Leal, a notícia é lamentável. “Nós realizamos a manutenção por conta própria para garantir economia aos cofres públicos e ficamos muito tristes com a notícia”. A SMEL incentiva a população, que eventualmente tenha visto o caso, a realizar a denúncia.
 
As ações de vandalismo contra as bicicletas do Programa prejudicam a população atendida, que somente na última temporada foi de 600 pessoas por semana. “O Programa tem uma grande adesão e para que a população sempre tenha as bikes nos Parques nós mantemos algumas em reservas para casos como pneu murcho e manutenção, mas das oito bicicletas que estavam no local, seis foram depredadas, ou seja, por mais já tenhamos substituído as bikes, não deixa de ser um grande prejuízo para os toledanos”, explicou a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa.
 
Pedro Felipe Ribeiro, de 9 anos, por exemplo, se divertiu com uma bike do programa no fim da tarde de quinta-feira (21). Ele foi até o Parque Ecológico junto com o primo,
Renan Felipe Rodrigues, de 26 anos, que é morador de São Paulo. Segundo o garoto o programa é muito legal. “Eu me diverti bastante e não acho legal às pessoas não cuidarem das bicicletas”.

Opinião compartilhada por Renan, que elogiou a iniciativa. “Não sou daqui, mas acho que em todas as cidades deveriam ter programas como esse. Infelizmente tem algumas pessoas que não cuidam. Isso é realmente lamentável”, finalizou ele.
 
Utilização das bicicletas

As bicicletas fazem parte do Programa Verão no Parque, onde são emprestadas à população por meio de registro com os professores de Educação Física da Secretaria de Esportes e Lazer nos horários de atendimento do Programa. Segundo a secretária Marli Gonçalves Costa, as bicicletas contam com grande adesão da população. Em média, foram contabilizados 600 atendimentos por semana na última temporada. “É um sucesso, pois famílias, amigos, aproveitam durante o programa para se divertir, realizar um passeio e uma atividade física”, comentou.
 
Manutenção das bicicletas

A realização da manutenção das bicicletas é realizada pelos profissionais da própria SMEL, para que aconteça de forma mais rápida, evitando as licitações e reduzindo gastos. “Nossas despesas são apenas com as peças, pois os servidores da pasta desempenham as atividades no horário de trabalho”, comentou a secretária Marli Gonçalves costa. A manutenção consiste principalmente no concerto de quebra do pedal, pneu furado, ajuste de freios, alinhamento do guidão e outros reparos básicos.

Anuncio gene 2