Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Alunos realizam blitz educativa do Projeto ‘Eu cuido, tu cuidas e nós vivemos’

Uma caminhada fechou a Semana de Exposição de trabalhos ambientais

22/08/2014 - 16:57


Apaixonante. Assim é o envolvimento dos alunos, servidores, professores e membros da comunidade da Escola Municipal Anita Garibaldi, no Jardim Europa, quando o assunto é Meio Ambiente. Durante a Semana de Exposição do Meio Ambiente, promovida por meio do Projeto ‘Eu cuido, tu cuidas e nós vivemos’, várias ações educativas foram realizadas na escola e na comunidade. Uma delas foi uma Blitz ecológica na Rua Pedro Álvares Cabral nesta quinta-feira (21) com os professores e alunos dos quartos e quintos anos. O objetivo era sensibilizar as pessoas sobre os cuidados com o meio ambiente e o destino correto do lixo.

Na ocasião foram distribuídas mudas de árvores cedidas pela Secretaria de Meio Ambiente, adesivos com o selo do projeto “Eu cuido, tu cuidas e nós vivemos”, foram colados em carros e casas, foram entregues sacolas para acondicionar o lixo em veículos, além dos convites para a comunidade prestigiar a exposição que seguiu no saguão da escola até a sexta-feira (22). As ações foram desenvolvidas por meio de uma parceria entre as Secretarias da Educação, do Meio Ambiente, de Comunicação Social, Saúde, Segurança e Trânsito e Projeto Circo da Alegria. Para marcar o encerramento da semana, uma caminhada pelas ruas do bairro foi realizada no Jardim Europa com os alunos da escola e comunidade escolar.

A blitz educativa

Maria Rosa de Oliveira, 59, recebeu a visita e o convite dos estudantes para prestigiar a exposição da escola e aprovou a iniciativa. “Esse é um projeto muito importante, pois o pessoal joga muito lixo aqui na frente, principalmente nas esquinas. É sacola de lixo, material de construção, até animais mortos o pessoal joga. Esses dias queriam jogar uma carriola cheia de roupas velhas e eu não deixei. Depois vão achar que fomos nós que jogamos. Por isso é bom que os alunos falem para as pessoas, assim elas ficam com vergonha e de repente parem de fazer isso”, reforçou. Ela conta que é comum a Secretaria de Meio Ambiente precisar limpar o terreno que tem na frente de sua casa e a situação se repetir.

A atendente de farmácia Lidianara Rinaldi, passeava com sua filha de três meses, Eloah Rinaldi de Macedo, quando foi abordada pelos alunos do projeto. “Eles me abordaram, me deram uma planta e contaram sobre o projeto ambiental. É muito bom isso, pois a criança é nosso futuro, eles é que estarão cuidando do nosso meio ambiente no futuro, hoje essa responsabilidade é nossa, mas se não dermos exemplo eles não vão aprender. É uma boa iniciativa dos professores, pois assim eles podem inclusive chamar a atenção dos pais. Eu me comprometo em plantar essa árvore e cuidar dela, assim como de minha filha. Quando a Eloah crescer ela que vai continuar cuidando”, prometeu Lidianara.

O estudante do 4º ano João Vitor Dias Andres contou para Lidianara sobre o projeto ambiental que ele participa. “É importante cuidar do meio ambiente para o mundo não acabar. Algumas pessoas cuidam bem e outras não, mas nós temos que cuidar mais”, disse João Vitor.

Elogios

A coordenação pedagógica da Escola informou que é comum receber relatos de agentes comunitários de saúde ou até mesmo de agentes de endemias elogiando o cuidado dos moradores que aderem aos ideais do projeto. A casa dessas pessoas é identificada com o selo do projeto adesivado. “Elas nos relatam que o cuidado nessas casas é diferenciado. Para nós isso é muito gratificante. O projeto acontece desde 2010 e já ganhou o prêmio Sustentabilidade e Inovação Santander em 2011. Todo o trabalho realizado tem o objetivo pedagógico, trabalhamos os cuidados e a preservação do Meio Ambiente de forma interdisciplinar durante todo o ano letivo”, explica a coordenadora pedagógica, Joeli Acioli.

O Projeto

A Escola Anita Garibaldi é a única de Toledo que atua em parceria com o Projeto Escola Brasil (PEB), inclusive é a primeira no Brasil a ganhar o Selo de Escola Ecoeficiente no PEB. “Isso acabou refletindo em melhorias físicas e estruturais, contemplando toda a comunidade escolar”, salientou Joeli.

O Projeto de Educação Ambiental ‘Eu cuido, tu cuidas e nós vivemos’ é uma iniciativa para ser desenvolvido fora dos muros da escola e com o envolvimento da comunidade escolar. “É de nosso conhecimento que a Educação Ambiental está diretamente ligada a nossa forma de vida como um todo: desde o que comemos, como moramos, o que vestimos até o que consumimos. De alguma forma, precisamos agir para evitar os desastres ambientais. O meio ambiente está nos pedindo ajuda. E diariamente nos perguntamos o que fazer para ajudar e incorporar a conscientização e o saber científico em nosso aluno para a questão ambiental”, indaga a diretora da Escola Anita Garibaldi, Cláudia Arruda Shons.

Para isto acontecer de forma concreta a escola por meio de seus professores, alunos e gestores pretende ampliar o trabalho com a problemática socioambiental promovendo uma ampla discussão e revisão acerca dos valores e dos modos de ser e sentir, viver, produzir e consumir, em todo o entorno. “Trata-se de estimular uma verdadeira revolução cultural, substituindo os velhos hábitos de que os recursos naturais são inesgotáveis, por práticas sustentáveis, como a reciclagem, a coleta do óleo de fritura para transformação em biodiesel, o cuidado com a água e energia, e redução de GEE (gases de efeito estufa), com o interesse de apoiar fortalecer e difundir para outras pessoas da comunidade e em torno a gestão ambiental, mostrando a estes os ganhos em qualidade social e ambiental para que estas ideias sejam defendidas e difundidas não pelas imposições legais, mas sim pelos benefícios que geram para a população local, principalmente para as gerações futuras e para o planeta”, explana Cláudia.

Anuncio gene 2