Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

CULTURA

4° edição do Arte na Praça movimentou a Vila Pioneiro no sábado

 A ação englobou diversas linguagens e expressões culturais e contou com a participação de dezenas de crianças, adolescentes, jovens e adultos

25/08/2014 - 16:31


Música, dança, arte e esporte. Tudo isso em um mesmo espaço com respeito e liberdade cultural. Foi assim a 4° edição do Arte na Praça, que aconteceu no sábado (23), no Colégio Estadual Senador Atílio Fontana (CESAF), na Vila Pioneiro. A ação englobou diversas linguagens e expressões culturais e contou com a participação de dezenas de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

O espaço educacional, aberto de segunda a sexta-feira para os estudantes, abriu uma exceção e em plena tarde de sábado promoveu uma aula de cultura e educação a toda a população. Segundo a diretora de Cultura, Cristina Rocha, a novidade vem ao encontro da proposta do Arte na Praça. “Essa parceria com o Colégio só vem a somar, pois o queremos é justamente levar a cultura a todos os espaços”, afirmou ela.

Na ocasião foram disponibilizadas oficinas de artesanato, como confecção de filtro dos sonhos, percussão, tay day (pintura em camisetas), circo, grafitagem e sebo de livros e discos. Também houve música ao vivo por meio de bandas locais e apresentações de dança com grupos do município. Além disso, também teve obstáculos, como caixote e corrimão, para a prática de esportes radicais.

O artista toledano Isaac Souza de Jesus, que participou de todas as edições do evento, acredita que o Arte na Praça é um evento essencial para valorização da arte de rua em Toledo. “Eu ensino grafite para os jovens, enquanto outras expressões culturais acontecem ao mesmo tempo e acredito que isso só tem a somar no conhecimento e formação social, contrariando o que hoje é acreditado por muitos, que ainda vem essa arte de rua como olhos de marginalização”, explicou.

Parcerias

A 4° edição do evento contou com a parceria do Núcleo Cultural da Unioeste, do Centro Acadêmico de Filosofia (CAFIL) e do Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACS), e do Núcleo Multissetorial da Grande Pioneiro. O Arte na Praça conta também com a colaboração das Secretarias de Administração, Segurança e Trânsito, Comunicação Social e Esporte e Lazer.

Anuncio gene 2