Durante os dias 27 e 28 de agosto o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) receberá a visita técnica do Ministério da Cultura (MinC). A ação faz parte do projeto de ativação dos territórios de vivência – área no entorno que acontecem as ações socioculturais – onde estão inseridos os CEU’s. O objetivo da recepção é realizar um mapeamento do território para identificar pessoas, grupos, instituições e entidades que desenvolvam ações comunitárias sociais e culturais que possam contribuir para o desenvolvimento do CEU.
De acordo com responsável pelo Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), Magda Ritter, as atividades possibilitarão um intercâmbio de conhecimento e experiências. Na ocasião estarão presentes gestores das unidades de Arapongas, Cambé, Porto Velho, Erechim, Guarapuava e Cascavel. “O encontro é uma oportunidade para debater com os gestores dos CEU’s o Plano de Gestão e de Usos e Programação dos espaços, entre outras ações. A ideia é fortalecer e ampliar o envolvimento e a participação das comunidades locais nesses equipamentos”, explicou. O trabalho é realizado com a participação da Prefeitura.
Na ocasião também estará presente a coordenadora geral de Desenvolvimento Territorial da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, Isadora Tami Tsukumo.
Cronograma
A programação para o primeiro encontro (27) será praticada das 14h às 21h nas dependências do CEU - Rua Ledi Fischer Maas, Jardim Santa Clara IV. A equipe do ministério fará visitas na comunidade envoltória do CEU para entrevistar atores socioculturais previamente identificados e conhecer a realidade do território. As atividades no dia 28 serão realizadas em três momentos. Na parte da manhã terá início a partir das 9h e segue até as 12h30. A equipe do MinC realizará entrevistas e a relatoria. No período da tarde, retornam às 14h e seguem até 17h com a realização de uma reunião com o Grupo Gestor do CEU e representantes da Prefeitura.
A pauta inclui discussão sobre Plano de Gestão, Usos e Programação, consolidação do Grupo Gestor e Mapeamento do Território de Vivência. A última etapa do encontro passa a ser trabalhado das 18h às 21h e será uma oficina ampliada com poder público local e sociedade civil para validar, complementar e ampliar o mapeamento sociocultural que o ministério está desenvolvendo e construir uma agenda de mobilização social e articulação social com o Grupo Gestor do CEU. “Será uma boa oportunidade para estimularmos o fortalecimento de todos os parceiros vinculados diretamente e indiretamente as atividades do Centro de Artes e Esportes Unificados”, finalizou a responsável pelo CEU, Magda Ritter.