No domingo (24) a Secretaria de Meio Ambiente realizou a retirada de três pinheiros chilenos que ameaçavam as estruturas da Unidade Básica de Saúde do Centro (Centro de Saúde). As árvores, que serão substituídas junto com a revitalização do passeio em frente à UBS, foram cortadas com o apoio da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) e da Secretaria de Segurança e Trânsito (SMST), que auxiliou no fluxo de veículos no local.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Leoclides Bisognin, as três árvores, que pesavam mais de quatro toneladas cada uma, com alturas entre 24 e 28 metros, ofereciam risco iminente ao Centro de Saúde e aos moradores das imediações. “As árvores já estavam pendendo para um lado, e com ventos fortes de temporais, elas poderiam cair, danificando o Centro de Saúde e causando acidentes graves”, contou.
O Centro de Saúde, que passou por reforma recente e terá a reurbanização do passeio e novas árvores no local dos pinheiros. O corte também irá facilitar na questão de limpeza, pois as antigas árvores entupiam calhas e sujavam rua e calçada. A ação foi muito bem aceita pela população, que também tinha preocupações com os riscos oferecidos pelos pinheiros. “Alguns moradores vieram parabenizar a Secretaria de Meio Ambiente, que atendeu a esta solicitação da população e dos servidores do Centro de Saúde”, concluiu Bisognin.