Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Perito de Meio Ambiente virá até Toledo para conhecer destinação de lâmpadas fluorescentes

A ação será feita em virtude do processo movido pela Promotoria de Meio Ambiente de Toledo, através do promotor Giovani Ferri

26/08/2014 - 16:45


Para fazer um levantamento do destino das lâmpadas fluorescentes em Toledo, na quarta-feira (27), Toledo recebe um perito indicado pela justiça do Paraná. A ação será feita em virtude do processo movido pela Promotoria de Meio Ambiente de Toledo, através do promotor Giovani Ferri. A intenção é que as empresas produtoras das lâmpadas cumpram a lei de logística reversa, onde elas devem recolher o material e dar a destinação correta.

Segundo estatísticas, no município existem mais de 100 mil lâmpadas fluorescentes depositadas, que são da Prefeitura, casas de materiais elétricos, residências, escolas, entre outros, e não há um local para destinação adequada. Para acompanhar o perito, irão aos locais que existem lâmpadas depositadas o engenheiro civil da Secretaria de Meio Ambiente (SMA), Flávio Scherer, e outro acompanhante indicado pelo Ministério Público, Carlinhos Fornari.

Este é o primeiro passo para tentar resolver os problemas de destinação das lâmpadas fluorescentes do município, enalteceu o secretário da SMA, Leoclides Bisognin. “É muito importante esta vinda do perito para Toledo, pois é o início da solução para a destinação correta das mais de 100 mil lâmpadas que existem no município”, afirmou. Além disso, Bisognin ainda comentou que essas lâmpadas produzem mercúrio altamente contaminante e estão sendo misturadas ao lixo doméstico, prejudicando o meio ambiente.

O assunto da destinação correta das lâmpadas fluorescentes surgiu no último mês na reunião do R20 em Curitiba. O encontro acontece todos os meses na capital paranaense e reúne representantes de meio ambiente das 20 regiões do Paraná para debater temas que envolvem o Estado. “A destinação correta tem sido um assunto muito debatido, já que este é um problema que acontece no estado inteiro”, finalizou Bisognin.

Anuncio gene 2