Após os encontros e debates dos 13 grupos de trabalho para elaboração do novo Plano Municipal de Educação, o Fórum de Educação realizou na terça-feira (26) a primeira Plenária. O evento realizado no Auditório da Faculdade Sul Brasil oportunizou a participação da comunidade nas discussões das diretrizes e metas pensadas para cada tema. As propostas formularão o novo Plano Municipal de Educação – 2015 a 2024.
O atual Plano Municipal de Educação conclui suas projeções este ano. Para elaboração de um novo Plano que norteará as ações nos próximos dez anos, Toledo promove a discussão e realinhamento das políticas públicas do setor, por meio da participação efetiva da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Núcleo Regional de Educação (NRE/Toledo), Conselho Municipal de Educação e representantes de diversas entidades educativas.
Segundo a presidente do Conselho Municipal de Educação e coordenadora do Fórum, Veralice Moreira, a Plenária é um momento de partilha. “Todos os grupos realizaram cerca de sete encontros para debate do tema em questão. Mas só a partir da apresentação na Plenária é que definimos as metas de cada um no Plano Municipal de Educação”, comentou.
A secretária de Educação, Tania de Grandi, destacou que a pasta tem uma participação importante na formulação do Plano. “Não estamos só discutindo a Educação Municipal, mas a Secretaria de Educação tem um papel importante nesta formulação do Plano, pois estivemos presentes em todos os momentos de discussão e elaboração, assim como estamos hoje. Ou seja, somos parte integrante e relevante deste trabalho e somos muito preocupados com esse planejamento para os próximos dez anos”, afirmou ao destacar a participação de todos os diretores da rede municipal de ensino.
A professora do município, Ana Paula Santi, afirmou a importância da participação popular. “O Plano é para dez anos e todos os grupos se esforçaram para esta elaboração, mas ainda sentimos a falta de participação popular nas discussões. O meu grupo, por exemplo, de Educação Especial na perspectiva da inclusão, realizou encontros em horários diferenciados, mas ainda não foi suficiente. De toda forma, são metas bastante interessantes dentro desta reorganização do Plano Municipal de Educação”.
A partir da Plenária, os grupos de trabalho deverão novamente se reunir para finalizar o debate com a inclusão de sugestões importantes da população expostas durante o evento. Até outubro todos os documentos deverão ser entregues a uma equipe técnica que fará a escrita do novo Plano Municipal de Educação.
Grupos temáticos
Entre os temas abordados pelos grupos esteve a Caracterização do Município; Educação Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio; Ensino Superior; Educação para Jovens e Adultos; Educação Especial na Perspectiva da Inclusão; Educação a Distância e Tecnologias Educacionais; Educação Tecnológica e Formação Profissional; Educação em Tempo Integral; Formação de Professores e Valorização do Magistério; Financiamento e gestão da educação; Educação Ambiental; e Diversidade.