A Prefeitura de Toledo alterou – por meio da Lei N° 2.176 desta terça-feira (26) – a legislação sobre o Estacionamento Regulamentado (EstaR) para veículos. O objetivo do Departamento de Trânsito e Rodoviário de Toledo (Deptrans) é garantir o acesso de pacientes aos estacionamentos em frente aos hospitais e melhorar a rotatividade de veículos na região central.
As mudanças prevêem que os veículos estacionados nas vias públicas em frente aos hospitais sejam isentos do pagamento, desde que o proprietário ou condutor comprove a condição de paciente ou responsável pelo transporte do paciente. “Isso estará de acordo com a regulamentação que será expedida pelo Deptrans. A princípio será cobrado nesses casos, documento do hospital, como certificado de alta ou atestado médico, para comprovar as informações”, afirmou o diretor de Trânsito e Rodoviário, Fabiano Faria.
Outra alteração refere-se a tolerância do EstaR. “Qualquer veículo que estacionar na área abrangida pelo EstaR terá tolerância de no máximo 15 minutos sem a cobrança de tarifa. O tempo é o que estimamos para que o motorista adquira o cartão ou remova o veículo”, comentou Faria. A tolerância será concedida somente uma vez por dia por veículo e será vedado ao proprietário ou condutor acrescer o tempo de tolerância ao tempo do cartão de estacionamento. As novas regras entraram em vigor na data da publicação da nova Lei.