O simpósio será realizado das 8 às 12 horas, na sala do Tribunal do Júri do Fórum de Cascavel. O evento é aberto à participação de promotores de Justiça, servidores, assessores e estagiários do Ministério Público, além de acadêmicos de Direito e de Medicina das faculdades de Cascavel.
Participarão do simpósio os médicos Jorge Luiz Vieira Trannin, que fará um relato sobre a sua experiência na área de atenção primária à saúde, e Lilimar Regina Nadolny Mori, que falará sobre o “Programa Mais Médicos”. Dois médicos que trabalharam fora do país, Patrick Sylvaince, que atuou na Espanha, e Malcolm Alexander Ruiz Guzman, que participou de missão na Venezuela, vão traçar um comparativo entre o modelo brasileiro e o praticado fora do país.
Mais Médicos - O “Programa Mais Médicos”, do governo federal, foi criado com a proposta de melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente em relação à infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde e ao envio de médicos para regiões onde faltam profissionais da área.
Dados do Ministério da Saúde apontam que, atualmente, o Brasil possui 1,8 médico por mil habitantes. Esse índice é menor do que o apresentado por países como a Argentina (3,2), Uruguai (3,7), Portugal (3,9) e Espanha (4). Além da carência dos profissionais, o Brasil sofre com uma distribuição desigual de médicos nas regiões (22 estados possuem número de médicos abaixo da média nacional, conforme dados do Ministério da Saúde).
Confira, abaixo, a programação. Para inscrições e mais informações sobre o evento acesse a página do Ceaf.
PROGRAMAÇÃO
8h00 | Credenciamento
8h30 | Coffee break
9h00 | Abertura
9h10 | Dr. Ângelo Mazzucchi Santana Ferreira
Promotor de Justiça do Estado do Paraná (1991); Atuação junto a Promotoria da Saúde Pública desde 2001; Mestre em Processo Civil e Cidadania (UNIPAR/UMUARAMA/2004); Especialista em Direito Constitucional pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul, 1990; Bacharel em Direito pela Fundação Universidade do Rio Grande – FURG.
9h20 | “Relato de experiência na atenção primária à saúde.”
Dr. Jorge Luiz Vieira Trannin
Médico do SIATE; Médico Assessor do Ministério Público do Paraná em Cascavel; Especialista em Cirurgia Geral; Membro da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva; Advogado na Área de Responsabilidade Civil do Médico; Juiz Leigo junto ao 3º Juizado Especial Cascavel.
9h40 | “Explanação sobre o Programa Mais Médicos.”
Dra. Lilimar Regina Nadolny Mori
Médica e Farmacêutica, formada em 1984, pela Universidade Federal do Paraná; Especialista em Saúde Pública; Servidora da SESA, desde 1985; atuando, inicialmente na Vigilância Epidemiológica e, atualmente na Vigilância em Saúde; Professora da Unioeste, por 17 anos, nas disciplinas de Saúde Coletiva (1990 a 2007); Ex. Diretora Geral do Hospital Regional de Cascavel, hoje HUOP (1997 a 2001); Ex. Secretária de Saúde de Cascavel (2001 a 2004); Atualmente exercendo o cargo de Chefe da Divisão de Vigilância em Saúde na 10ª Regional de Saúde/SESA; Atua como Supervisora do Programa Mais Médicos para o Brasil, na região Oeste do Paraná.
10h10 | “Experiência internacional na atenção primária em saúde x modelo brasileiro.”
Dr. Patrick Sylvaince
Médico do Programa Mais Médicos; Formado na Escola Latinoamericana de Medicina de Cuba em 2007; Natural do Haiti; Trabalhou em Missão na Espanha.
10h40 | “Experiência internacional na atenção primária em saúde x modelo brasileiro.”
Dr. Malcolm Alexander Ruiz Guzman
Médico do Programa Mais Médicos; Formado no Instituto Superior de Ciências Médicas de Santiago de Cuba em julho de 2009; Participou de missão na Venezuela.
11h15 | Plenária/Debates
12h00 | Encerramento
SAÚDE
MP-PR realiza simpósio para debater o “Programa Mais Médicos” no município
A Promotoria de Justiça de Proteção à Saúde Pública de Cascavel (Região Oeste do Estado) e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do Ministério Público do Paraná promovem, nesta quarta-feira (27 de agosto), o “Simpósio Médicos Estrangeiros no Brasil”. O objetivo é discutir a atenção primária em saúde no município, com o advento do “Programa Mais Médicos", bem como a sua aplicação e a capacidade de transformação do modelo brasileiro.
Mais lidas
- 1"Quem é o Próximo a Morrer pelo Haiti?"
- 2Toledo se consolida como referência na cultura com 2º Festimap
- 3Ministério da Cultura, Prati-Donaduzzi e Prefeitura Municipal de Toledo apresentam II FESTIMAP
- 4Eficiência reprodutiva em vacas de corte depende de manejo sanitário e nutricional adequado, defende especialista
- 5Festimap terá oficinas musicais gratuitas na programação
Últimas notícias
- 1Pelo segundo ano consecutivo, as tecnologias do projeto Queijos Finos do Biopark conquistam 12 medalhas no Prêmio Queijo Brasil
- 2Parceiros técnicos participam de lançamento do Plana Safra da Sicredi Progresso PR/SP
- 3UBS do Jardim Cosmos amplia horário de atendimento a partir de segunda-feira
- 4Educatrânsito celebra 10 anos com atividade na escola São Francisco de Assis
- 5Segunda entrega de alimentos do PAA contempla famílias do Jardim Europa