Segundo o idealizador da Meia Maratona, Torao Takada, a reunião com o prefeito Beto Lunitti, secretários e principais envolvidos com o evento teve o objetivo de realizar a revisão geral dos detalhes. “Definimos hoje alguns últimos ajustes, visando realizar a Meia Maratona da melhor forma possível. São mais de 3 mil pessoas envolvidas, entre participantes e voluntários, e por isso tudo deve ser bem organizado”.
Para Torao, a tradição da prova representa a importância da sua realização, já que o evento é reconhecido nacional e até mesmo internacionalmente. “Temos participantes até de outros países. Temos uma premiação boa, assim como o percurso, segurança e organização de qualidade, além da participação do público e do apoio do município, muito importantes para um bom evento”. Torao também destacou a importância de realizar a Maratoninha, que envolve as crianças de 7 a 15 anos, incentivando a prática esportiva. “Nós, que somos veteranos, gostamos de participar das provas. Mas é importante garantir o futuro desse tipo de competição e prática, através das crianças”, completou.
A secretária de Esportes, Marli Gonçalves Costa, comentou sobre a realização do evento, como forma de valorização do esporte. “O setor de atletismo no Paraná possui poucas competições tradicionais e a Meia Maratona representa com grande importância essa modalidade, pela sua tradicionalidade, que permanece sendo realizada, com os apoios necessários”. A secretária também ressaltou que todos os anos a Maratoninha e a Caminhada surpreendem pela quantidade de pessoas participantes e a qualidade dos corredores, tradicionais, sempre melhora.
A avaliação do prefeito Beto Lunitti foi positiva e a perspectiva é de realização de um bom evento. “Toledo está sempre apoiando os organizadores desta Meia Maratona, que eleva o nome do nosso município, onde recebemos inúmeros visitantes de todo Brasil e também do exterior”. A parceria, segundo o prefeito, é realizada através do apoio da Guarda Municipal, da SMEL e também na Educação, com a realização do transporte das crianças das escolas para participarem da Maratoninha. Beto também comentou que o objetivo de Toledo é apoiar todas as modalidades esportivas. “Isso se relaciona às políticas públicas que implementamos, a proteção à saúde, harmonização e convivência das pessoas. Isso tudo é muito positivo para construirmos uma cidade com as ações que o governo precisa fazer, junto com as instituições, que se interessam a realizar ações como essa e produzir uma sociedade que traga satisfação e felicidade para as pessoas”, concluiu.
As inscrições para a 13ª Meia Maratona podem ser realizadas na Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL), no SESI, na Clínica IGAST, Academia Companhia do Corpo, Sicoob, na Prati-Donaduzzi e pela internet no site www.meiamaratonarotary.com.br.
Programação
6h – Início do Evento
7h40 – Aquecimento/Alongamento
7h50 – Largada Cadeirantes e Deficientes Visuais
7h55 – Hino Nacional
8h – Largada Meia Maratona/Rústica
8h10 – Largada Caminhada da Saúde
8h30 – Largada Maratoninha
9h45 – Premiação Maratoninha
10h30 – Premiação Meia Maratona/Rústica