Entre os equipamentos que já foram entregues pelas empresas vencedoras do processo licitatório estão um cardioversor, desfibrilador externo, foco cirúrgico, foco auxiliar, monitor multiparametro e ventilador pulmonar. Além disso, um equipamento de Raio X já foi entregue e instalado na Unidade.
Segundo a diretora da UPA, Vânia Gonçalez, cerca de 90% dos mobiliários também já foram entregues. “Já recebemos camas, macas, cadeiras, mesas auxiliares e colchões, por exemplo. Esperamos que o restante dos equipamentos e mobiliários sejam entregues até o fim do próximo mês”, explicou.
A secretária de Saúde, Denise Campos, lembrou que a Secretaria de Saúde continua os esforços para inauguração do espaço. “Após toda a entrega e instalação vamos realizar todos os tramites necessários para abertura e funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento”.
Estruturação da UPA
A UPA foi inaugurada no final de 2012, porém sem a conclusão total das obras, necessitando intervenções externas, como muros, estacionamentos, acessos, paisagismo, mobiliário, equipamentos e sem o corpo clínico definido. Desde então, a atual administração investiu cerca de R$ 380 mil para execução da infraestrutura externa e buscou solução para garantir a abertura do espaço à população.
Segundo o prefeito Beto Lunitti, após essa etapa poderão ser definidos os últimos detalhes para a inauguração. “Temos trabalhado incansavelmente para estruturar o prédio que recebemos da antiga administração. Fizemos os acabamentos necessários e as obras de complementação, como muros e estacionamento. Buscamos recursos junto ao Governo federal, que os liberou e licitamos. Boa parte do mobiliário já foi entregue, os equipamentos ainda estão chegando e vamos dar início às instalações. Estamos empenhados para oferecer a melhor estrutura no menor prazo possível”.
Atendimento
Na Unidade de Pronto Atendimento serão acolhidos os casos de urgência e emergência, em um espaço adequado para estes atendimentos. As consultas acontecerão respeitando a classificação de risco, com base no Protocolo de Manchester. “Já formamos profissionais dentro da recomendação do Ministério da Saúde. E quem passa pela formação do Protocolo de Manchester fica habilitado a ser multiplicador”, informou o assessor especial em Saúde, Edson Simionato.
A UPA faz parte da rede de urgência e emergência que abrange também o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e os prontos socorros hospitalares. “É um atendimento especializado em urgência e emergência, com profissionais que tiveram uma capacitação importante, e que poderão prestar um excelente serviço à comunidade. Hoje o Núcleo Integrado de Saúde (NIS) consegue dar atendimento de urgência e emergência para uma pessoa por vez, na UPA conseguiremos realizar até três ao mesmo tempo”, destacou a secretária de Saúde, Denise Campos.
A secretária de Saúde ainda lembrou que no local haverá atendimentos de livre demanda, porém passarão também pela classificação de risco e terão seus casos avaliados. “Ninguém sairá de lá sem atendimento, porém serão preconizados os casos de maior gravidade”, frisou.