Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Mesas temáticas promovem debate durante a 10° Semana da Educação Infantil

Entre os destaques esteve a discussão levantada sobre a carga horária dos CMEIs

29/08/2014 - 16:53


As atividades da 10° Semana da Educação Infantil de Toledo seguem em ritmo acelerado. Nesta quinta-feira (28) os debates de duas mesas temáticas envolveram os profissionais de educação infantil. A ação aconteceu no Auditório da Universidade Paranaense (Unipar). Entre os destaques esteve a discussão levantada sobre a carga horária dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). Historicamente Toledo oferta 11h30 de atendimento os CMEI’s, enquanto que o mínimo previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) é de 7h.

No período da manhã a discussão foi entorno do ‘Desenvolvimento Infantil’, por meio da participação de enfermeira da Secretaria de Saúde, Rosmari Gatto. “Eu tratei sobre o desenvolvimento e aprendizagem do sujeito na perspectiva sócio histórica, como norteia nosso currículo. Nesta mesma perspectiva, a psicóloga da SMED, Lizandra Oldone falou do desenvolvimento emocional de crianças de 0 a 5 anos. E já a enfermeira tratou do desenvolvimento biológico das crianças”, explicou a secretária de Educação, Tania de Grandi. 

Durante a tarde foi a vez do juiz da Vara da Infância e Juventude de Toledo, Rodrigo Rodrigues Dias e do Promotor de Proteção à Educação de Toledo, Sandres Sponholz debater com os professores o tema ‘Legislação e Educação Infantil’. Dentro do tema foi discutida a necessidade de revisão da carga horária dos CMEI’s. O objetivo é que o sistema defina um horário que atenda as necessidades das crianças, mas também atenda ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê a convivência familiar.

Sobre o assunto, Tania destacou que o município tem discutido soluções. “Toledo historicamente vem atendendo 11h30 nos Centros Municipais de Educação Infantil, enquanto que LDB prevê o atendimento mínimo de 7 horas. A nossa preocupação é também, não comprometer essa convivência familiar”. A Secretaria de Educação (SMED) encaminhou no último ano um ofício para o Conselho Municipal de Educação solicitando um parecer sobre o assunto, visto que não há uma legislação no município que defina um horário. 

Anuncio gene 2