Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Prefeitura entrega computadores na Escola Municipal Miguel Dewes em Dez de Maio

Os computadores substituirão máquinas antigas que já não possuíam mais condições de uso para as crianças

29/08/2014 - 17:07


A Prefeitura de Toledo entregou, nesta sexta (29), dez computadores para os alunos da Escola Municipal Miguel Dewes, em Dez de Maio. Os computadores substituirão máquinas antigas que já não possuíam mais condições de uso para as crianças.

Segundo a diretora da Escola, Cristiane Steffens Cipriano, as máquinas eram uma solicitação antiga. “Os computadores antigos eram muito ultrapassados e não rendiam para as atividades curriculares. Em agosto, fez um ano que o laboratório não era mais utilizado, pois devido à inutilidade das máquinas por usa programação antiga, não era possível trazer as crianças para ele”.

Cristiane Steffens ainda contou que os computadores serão uma extensão da sala de aula. “A professora faz uma atividade na sala e traz os alunos para complementar o que foi visto na sala de aula. Desta forma, as crianças vão aprendendo noções de informática através das ferramentas que os computadores e a internet nos oferecem”, explicou.

Cerca de 100 alunos irão fazer uso dos computadores e estes se estendem para os servidores municipais também. A Secretária de Educação, Tania de Grandi, frisou que com a chegada dos equipamentos serão sanadas as necessidades da comunidade escolar. “Nós recebíamos inúmeras reclamações sobre os computadores em laboratórios de informática. Eram computadores que haviam perdido a atualização para atender a necessidade desta escola, acabamos por adquirir 216 máquinas, com teclados, mouses, teclados e fones de ouvido”. Os monitores serão reaproveitados dos antigos equipamentos.

A secretária falou também sobre a questão do lixo eletrônico gerado pela atualização das máquinas. “A SMED se preocupou também em reduzir o impacto ambiental gerado pela substituição das máquinas. Por isso, com a ajuda de técnicos, avaliamos que os monitores poderiam ser reutilizados e assim fizemos”, contou.

O prefeito Beto Lunitti salientou que município deve investir onde realmente se necessita. “Nós assumimos este compromisso e vamos fazer isto em todas as escolas, para que as crianças possam aumentar sua rede de conhecimento e para que se possa aproveitar melhor todo o aparato pedagógico que as professoras e professores transferem para estas crianças”, concluiu.

Investimento

A Prefeitura de Toledo adquiriu com recursos próprios 216 novos computadores. O investimento total é de R$ 242.784,00. Os valores incluem gabinete completo, fone de ouvido tipo "headphone", teclado, mouse, sistema operacional Linux Educacional 5.0. Os monitores serão mantidos, pois ainda atendem a demanda dos laboratórios. O Departamento de Informática do município é o responsável pela substituição dos equipamentos antigos pelos novos, bem como pela instalação dos softwares (programas) necessários para o uso pedagógico em cada escola.

Computadores deixam de ser obsoletos

Segundo a Secretária de Educação, Tania Elisete De Grandi, o investimento foi imprescindível e os primeiros laboratórios estarão em funcionamento ainda nos próximos dias. “Foi realizado um estudo pelo Departamento de Informática da Prefeitura e a Secretaria de Educação para verificar as condições dos laboratórios de informática das escolas. A proposta era fazer um levantamento técnico de como poderíamos melhorar a qualidade desses laboratórios. Constatamos várias situações difíceis e percebemos que a maioria dos computadores estavam obsoletos e necessitavam ser substituídos. Por isso apenas os monitores serão mantidos. Após a entrega dos equipamentos, o Departamento de Informática começará as instalações”, informou Tania.

A coordenadora das Tecnologias Educacionais da SMED, Michelle Bedin, conta que 34 escolas do município receberam do Governo Federal entre os anos 2007 e 2009 equipamentos de informática por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), criado para promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio. Desde então, não houve novos investimentos nos laboratórios das escolas. “Os computadores que recebemos desse programa federal não atendem mais a nossa demanda de equipamentos destinados para os alunos. Como a maioria das máquinas já estão defasadas, muitas vezes fica inviável desenvolver os trabalhos”, diz Michelle.

Em todas as escolas do município existe um professor para atender na Sala de Tecnologias Educacionais, onde funcionam os laboratórios de informática. Uma vez por semana cada turma tem aula nesse espaço, sempre como complemento do conteúdo desenvolvido em sala de aula. “É uma extensão do conteúdo curricular sendo aplicado com ferramentas diferentes”. A coordenadora esclareceu que com os novos equipamentos será possível trabalhar com softwares (programas) mais atualizados que irão ajudar os professores ao planejarem suas atividades de forma diferenciada. Uma das principais fontes utilizadas nesse sentido é o site http://portaldoprofessor.mec.gov.br.

Ela explica que depois do recebimento dos computadores do Governo Federal houve uma mudança crucial de comportamento e de relações na internet. “A internet ficou muito mais interativa. Hoje o aluno não apenas consulta as informações da rede, mas também produz conteúdo, ele tanto posta textos, quanto fotos e vídeos na rede. E para atendermos essa nova realidade precisamos de máquinas com processamento de dados maior do que naquela época. Já são várias as maneiras de se colocar dados na internet. As plataformas oferecidas hoje são muito mais dinâmicas. Inclusive existem várias atividades educativas em formas de jogos e para podermos utilizá-las é necessário bons equipamentos”, frisa.

Anuncio gene 2