Meninas de 11 a 13 anos que já receberam a primeira dose da vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) devem receber este mês a segunda dose. A imunização será feita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Em Toledo, segundo dados da Vigilância Epidemiológica, na primeira fase que aconteceu em março, foram vacinadas aproximadamente duas mil meninas de 11 a 13 anos. A expectativa é que nesta segunda etapa mais garotas sejam vacinadas, já que muitas fizeram aniversário depois da primeira fase, entrando na faixa etária que recebe a vacina. Para receber a imunização, as meninas devem procurar a UBS mais próxima com a carteirinha de vacinação em mãos. Meninas que ainda não receberam a primeira dose, também podem procurar a UBS para receber a vacina.
Em 2015, a vacina será oferecida para meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, para meninas de 9 anos. A terceira dose será aplicada cinco anos após a primeira.
De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 4,3 milhões de meninas nessa faixa etária já receberam a primeira dose em março deste ano no Brasil. A segunda é essencial para garantir a proteção contra o HPV. A vacina protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, enquanto os subtipos 6 e 11 respondem por 90% das verrugas anogenitais.
Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres em todo o mundo estão infectadas, sendo 32% delas pelos subtipos 16 e 18. Em relação ao câncer de colo de útero, estudos apontam que 270 mil mulheres no mundo vivem com a doença. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos este ano.