Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Módulo da Guarda Municipal é entregue no Jardim Panorama

A estrutura fica localizada na Avenida Senador Atílio Fontana, ao lado do Centro Esportivo Lauri José Simon

01/09/2014 - 16:47


O Jardim Panorama conta, desde a última sexta-feira (29-08), com a presença efetiva da Guarda Municipal (GM). Em um ato que contou com a presença de moradores, Polícia Militar, Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) e representantes da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, a Secretaria de Segurança e Trânsito (SMST) entregou para a comunidade o módulo da GM no bairro. A estrutura fica localizada na Avenida Senador Atílio Fontana, ao lado do Centro Esportivo Lauri José Simon.

A ação faz parte do plano de governo da atual administração com o objetivo de reativar os módulos de segurança nas comunidades. No Jardim Coopagro, o novo módulo foi inaugurado em agosto e ainda serão entregues os módulos do Jardim Europa e da Vila Pioneiro. Durante a cerimônia, o presidente da Associação de Moradores e Amigos do Panorama (AMAP), policial militar Sérgio Rodrigues dos Santos, afirmou que a preocupação com a segurança da população se reflete em ações concretas como a realizada pela Prefeitura de Toledo. “Esta era uma solicitação antiga da nossa comunidade e o Governo Municipal demonstrou estar preocupado com a integridade dos cidadãos”. Sérgio lembrou que a ocupação do módulo pelos guardas municipais vai desmotivar a ação de pessoas mal intencionadas.

Esta inibição de atos ilícitos traz tranquilidade para o comércio local. O representante da ACIT no ato, João Grande Neto, afirmou que os empresários precisam deste sentimento para administrar seus negócios e exercer suas atividades. O comandante da 1ª Companhia do 19º Batalhão, Luiz Fernando Zorzi, acrescentou que a atuação da GM no primeiro atendimento, complementado o trabalho da Polícia Militar no que tange a segurança dos cidadãos, é um papel que a GM tem desempenhado bem.  “A Guarda Municipal de Toledo é organizada e sempre atende ao que lhe é preconizado. É atuante e a população pode contar com os seus serviços”, comentou.

Os representantes da Câmara Municipal no evento, vereadores Ademar Dorfschimdt e Genivaldo Paes, destacaram a importância do trabalho da GM no bairro e apontaram este mais um investimento que contempla a preocupação com o cidadão. “São diversas pessoas que trafegam por aqui em horários diferenciados – madrugada ou final de noite – devido aos turnos de trabalho especiais de uma grande indústria da região. Também temos aqui no entorno um ponto de encontro da comunidade que é o Complexo Esportivo Lauri José Simon”, comentou Ademar. Paes complementou dizendo que a interação entre os representantes da Segurança Municipal e os moradores vai promover confiança entre as partes, criando uma relação de respeito e amizade.

O investimento em segurança soma-se as diversas ações que estão sendo realizados na região do Grande Jardim Panorama, como a Unidade Básica de Saúde do Jardim Panorama II, o Centro de Iniciação Esportiva (CIE) no São Francisco, entre outras obras de infraestrutura, como a ampliação e reforma das Escolas Municipais Walmir Grande e Henrique Brod e a reurbanização da Rua Carlos Sbaraini. “A GM vai se inserir no dia a dia desta comunidade e auxiliar na segurança destes espaços, sendo mais presente e atuante na comunidade”. Beto acrescentou que a segurança se faz também com políticas públicas para os jovens e crianças. “Por isso a aplicação de recursos em ações no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Diva Bordin Fontana, como a troca do telhado, e a implantação dos CMEI’s no Panorama II e na região do São Francisco, no Loteamento Schneider”, salientou.

Atuação

As instalações já haviam sido construídas há dez anos, mas não eram ocupadas, causando transtornos para a comunidade, como o vandalismo. O espaço foi todo reformado e está adequado para uso. “Agora a comunidade do Panorama terá mais segurança, já que teremos a presença da Guarda de forma efetiva no bairro e com um telefone para contato com os guardas municipais à disposição da população”, afirmou o diretor da Guarda Municipal, Moacir Campos.

Campos também comentou que o módulo será a referência, mas servidores municipais farão atendimentos na região conforme as solicitações feitas através do 153 e do (45) 9145-8831. “Com o módulo, teremos dois guardas durante 24 horas diárias. Eles poderão auxiliar em diversas situações como rondas próximas aos prédios públicos do bairro – como a unidade básica de saúde e as escolas – e os moradores saberão onde recorrer em casos de necessidade”.

Anuncio gene 2