Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Jubileu de Ouro da Escola São Luiz foi comemorado no domingo

A Escola São Luiz acolhe alunos da rede municipal e estadual

01/09/2014 - 16:55


Nem a chuva do último domingo (31-08) atrapalhou as comemorações do jubileu de ouro da Escola Municipal São Luiz, do distrito de São Luiz do Oeste. Com a presença dos moradores, estudantes, professores, ex-alunos, ex-professores e autoridades, a comunidade comemorou os cinquenta anos de fundação da escola, que aconteceu em 17 de agosto de 1964. A Escola São Luiz acolhe alunos da rede municipal e estadual.

A atual diretoria da Escola havia programado um desfile pelas ruas de São Luiz do Oeste, porém a chuva impediu que ele fosse realizado. Mas nem esta situação tirou o brilho da festa de aniversário. Embalados pelas balizas e pela fanfarra do distrito, regida pelo sargento do Exército Brasileiro Jair Chagas, os presentes acolheram emocionados integrantes da primeira turma de alunos, bem como o seu mestre, o professor Celestre Franz.

Bastante emocionado em diversos momentos, o educador lutou para que a primeira turma de alunos, com 24 estudantes, fosse aberta. “A ‘escolinha’ era o local das celebrações e também onde nos reuníamos para as lições. Tínhamos que ter um número mínimo de alunos para que a escola fosse reconhecida e tivemos que trabalhar muito para conseguir”. Atualmente Franz reside no Paraguai. Ele ainda recordou a memória do bispo de Toledo na época, Dom Armando Círio, a quem chamou de amigo e incentivador da educação. “Se não tivesse falecido recentemente, ele estaria aqui conosco, presente neste ato”, comentou.

A cerimônia contou também com professores e servidores que fizeram parte da história da escola a partir de 1965. Ainda participaram da ação a Associação de Moradores de São Luiz do Oeste, o Clube de Mães, o Grupo de Idosos, as Igrejas Evangélica e Católica, o Projeto Curumins de Novo Sobradinho e o transporte escolar da Escola de São Luiz do Oeste.

Presente no evento, o prefeito Beto Lunitti destacou a participação de toda a comunidade na comemoração. O prefeito salientou ainda que o distrito é unido e que a mobilização de tantas pessoas em torno do evento demonstra o quanto a participação popular é importante. “É emocionante ver o que a educação faz por uma localidade. Acerca da escola se reúne todas as pessoas, independente da sua fé ou cultura”. Beto ainda reforçou a atenção da Secretaria da Educação de Toledo em relação às escolas do interior. “Diversas estão recebendo investimentos, para que nossos filhos possam estudar próximo aos seus pais e familiares”. Beto citou a reforma das Escolas São Dimas, em Bom Princípio, e Nossa Senhora das Graças, em Ouro Preto, como exemplo destes investimentos.

Para a secretária da Educação, Tania Elisete de Grandi, o momento foi um exemplo de dedicação de professores e comunidade escolar. “Esta equipe valorosa resgatou a história para apresentar aos mais jovens. Várias gerações puderam vivenciar e recordar a relevância desta instituição para esta comunidade”, concluiu.

Anuncio gene 2