A partir do dia 12 de setembro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Concórdia vai iniciar as reuniões para implantação e adequação da equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) no bairro. Para isso, a cada duas semanas, nas sextas-feiras, a UBS permanecerá fechada para a reunião entre as 13h30 e as 17h30.
A diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Luciana Rebelato, explicou que as reuniões são importantes para que a equipe dialogue sobre as ações realizadas na comunidade. “Dessa forma, eles podem interagir e definir soluções para casos, podendo realizar o trabalho em equipe e com mais eficiência”, afirmou.
Segundo a secretária de Saúde, Denise Campos, essa é a 9ª equipe de ESF que está sendo implantada em Toledo. “Existem três no Jardim Panorama, três no Jardim Europa e duas no São Francisco. Também já foram aprovadas pelo Ministério da Saúde mais uma no Jardim Europa e duas no Jardim Santa Clara IV”. Denise também comentou que já estão cadastradas e aguardando portarias de implantação mais duas equipes no Jardim Pancera e, além dessa, mais uma no Jardim Concórdia.
ESF
A ESF é uma reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde (UBS´s). Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada, e atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.
Meta de chegar a trinta equipes até 2016
O Governo Municipal tem a meta de chegar a trinta equipes de Estratégia Saúde da Familia (ESF) até 2016. Até o momento, o cronograma está sendo cumprido. O prefeito Beto Lunitti lembrou que o ESF é um programa que tem como objetivo de cuidar da saúde das pessoas. “O objetivo é promover ações preventivas e o ESF preconiza isso”, concluiu.