Na tarde de hoje (7) Alceu Dalbosco, assessor de governo do prefeito José Carlos Schiavinato, informou que o prefeito se reuniu na última terça-feira (5) com a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, para tratar do assunto. O prefeito se comprometeu a providenciar toda a infra-estrutura necessária para o funcionamento do escritório.
GERAL
Toledo terá escritório regional da pesca
O município de Toledo passará a ser sede de Escritório Regional da Pesca. A notícia foi confirmada com exclusividade nesta tarde a reportagem da Casa de Notícias pelo suplente de deputado Elton Welter (PT). Elton informou ontem em entrevista (confira em vídeo) que ele havia intercedido junto ao Governo Federal para que fosse instalado o escritório em Toledo e que dependia somente da contrapartida do município.
De acordo com informações do assessor de governo, o termo de convênio está sendo elaborado e depois será enviado a Curitiba para ser assinado pelo superintendente federal da Pesca, José Wigineski. Depois o projeto de lei será encaminhado a Câmara para ser homologado. A formalização do termo de convênio deve ficar pronto em no máximo trinta dias. Enquanto a formalização não é finalizada, a prefeitura já está providenciando a infra- estrutura necessária. Uma sala no Parque Frei Alceu será cedida para acomodar as instalações do escritório regional da pesca, e um funcionário já está lotado para o escritório – Paulo Roberto Machajewski.
Welter avalia que a instalação do escritório regional da pesca em Toledo contribuirá ainda mais para o desenvolvimento da atividade na região. “Tanto os tanques redes quanto os escavados são uma tecnologia que já é dominada pelos nossos produtores, que incrementa a renda nas propriedades. E o processamento do pescado poderá agregar ainda mais valor ao pescado, como é feito com o frango, o suíno. Temos um potencial muito grande”, disse. Ele adiantou que o Ministério estará abrindo nos próximos dias editais, primeiramente, para os pescadores artesanais para usar os tanques-redes no Lago de Itaipu. Ele informou que sairá também edital para a iniciativa privada em forma de comodatto para o uso das águas do lago por 10 e 15 anos para produzir peixe em tanques-redes. “Isso vai organizar a cadeia produtiva e melhorar o abastecimento dos frigoríficos”, avaliou Welter que defendeu ainda que “o peixe é uma grande alternativa e fonte de renda e que é preciso explorar os potenciais dos recursos naturais que estão disponíveis e agregar valor a estes”. Ele salientou ainda que a possibilidade de industrializar o pescado pode incrementar a arrecadação de ICMS.
Ainda em relação ao setor de pesca, Elton Welter informou a reportagem que o deputado federal Zeca Dirceu (PT) estará cumprindo agenda na região. Amanhã (8) em Marechal Cândido Rondon o deputado se reunirá com pesquisadores da Unioeste para falar sobre o projeto de enlatamento de pescado.
Confira também entrevista em vídeo com Elton Welter que fala ainda sobre o julgamento do mérito de seu agravo regimental que estará na pauta do Tribunal de Justiça do Paraná na próxima sexta- feira(15).
Por Rosselane Giordani
Mais lidas
- 1Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 2Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 3Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 4UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
- 5Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
Últimas notícias
- 1Toledo é selecionado para financiamento de 300 novas casas pelo Pró-Moradia
- 2Virada do ano em Toledo terá tradicional show pirotécnico no Diva Paim Barth
- 3O Protagonismo da Fresta
- 4Saúde municipal terá horários especiais durante as festas de fim de ano
- 5Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa


