Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Biblioteca Pública Municipal organiza café da manhã para comemoração dos 40 anos

A intenção relembrar toda a história da biblioteca vivenciada nestas quatro décadas

03/09/2014 - 16:21


Para comemorar os 40 anos da Biblioteca Pública Municipal de Toledo, celebrados na última terça-feira (02), a Prefeitura de Toledo, por meio dos servidores da Biblioteca, realizarão um café da manhã na quinta-feira (04). A intenção relembrar toda a história da biblioteca vivenciada nestas quatro décadas. A atividade começará às 9h e é aberta a todos os interessados. Na ocasião o prefeito Beto Lunitti também fará a entrega oficial de novos livros para o local.

“Este momento é uma verdadeira comemoração. São quarenta anos de história e muita dedicação à população de Toledo. O café da manhã será uma celebração para a data”, informou a professora da SMED e que atua na Biblioteca, Ermínia Machivelli.

Além disso, durante a comemoração serão entregues lembranças marcando os 40 anos. “Outro grande presente para a comunidade são os novos títulos. É um valor aproximado de R$ 10 mil em novos volumes”, contou Ermínia. A professora ainda informou que durante o café da manhã, será lembrada a história da biblioteca.

História

A Biblioteca Pública Municipal de Toledo foi criada pela Lei nº 206, de 12 de dezembro de 1960, e registrada no Instituto Nacional do Livro sob nº 16.223, a Biblioteca foi incorporada como órgão da Casa da Cultura, pela Lei nº 779, de 02 de setembro de 1974.

O acervo bibliográfico inicial era de 2.445 volumes e o atendimento ao público era realizado por duas funcionárias. Atualmente, são 33.266 títulos à disposição dos 17.429 cadastrados. A Biblioteca ainda oferece um acervo infanto-juvenil com 5.471 obras e um gibiteca com 5.975 volumes.

Desde a sua implantação até 1984, a Biblioteca Pública ocupou o espaço físico da Casa da Cultura. Com a criação do Centro Cultural Oscar Silva, a Biblioteca conquistou um espaço próprio para suas atividades. Ali a Biblioteca permaneceu entre os anos de 1985 a 1994. A Biblioteca foi transferida para a Rua Barão do Rio Branco, esquina com a Sete de Setembro, onde por vários anos funcionou o Banco Meridional, permanecendo neste endereço de outubro de 1994 a agosto de 1996, voltando ao endereço anterior. Em 2002, devido ao aumento de leitores, o espaço passou por uma intervenção para um melhor atendimento ao público.

A Biblioteca ficou fechada por um período de 10 meses e foram realizadas reformas e uma ampliação em aproximadamente cem metros quadrados, criando assim novos espaços para os leitores.

Logomarca dos Quarenta Anos

Para a comemoração, a Biblioteca foi presenteada, por um de seus maiores incentivadores, o publicitário e escritor Vitor Beal, com a logomarca que comemora os seus 40 anos.

Anuncio gene 2