Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Monitores do Parque das Aves participam de capacitação em Foz do Iguaçu

Durante a formação os monitores puderam partilhar experiências e vivências que vieram complementar os cursos já realizadas em Toledo

03/09/2014 - 16:24


A equipe de Educação Ambiental do Parque das Aves do Jardim Zoobotânico de Toledo, localizado dentro do Horto Florestal do Parque Ecológico Diva Paim Barth,  esteve na segunda-feira (01) em Foz do Iguaçu conhecendo o trabalho da equipe de Educação Ambiental do Parque das Aves daquele município. Participaram desta capacitação quatro monitores ambientais do Parque, dois monitores voluntários, a bióloga e a equipe da Coordenação de Unidades de Conservação do escritório regional de Toledo do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Durante a formação os monitores puderam partilhar experiências e vivências que vieram complementar os cursos já realizadas em Toledo, como dinâmicas, leituras e estudo de materiais sobre preservação ambiental. A ação foi importante para permitir aos monitores um aprendizado sobre a sua importância no papel da conservação da biodiversidade.

A bióloga do Jardim Zoobotânico de Toledo, Lílian Cardoso, afirmou que o trabalho foi muito importante. “A capacitação dos monitores é necessária para sensibilizar os visitantes do Parque sobre a conservação da biodiversidade”. Lilian ainda pontuou sobre os valores que foram agregados aos monitores com o intercâmbio de parques. “É uma grande oportunidade de contato com outras formas de abordagem do público, de pensamentos e de formação de opinião e de senso crítico sobre questões ambientais.”

Parque das Aves em Toledo

O Parque da Aves em Toledo recebe todos os meses cerca de mil visitantes de todas as idades, vindos da livre demanda ou de grupos escolares e/ou de pesquisa. Lílian ainda comentou que “os monitores precisam ser treinados para atingir os diferentes públicos e orientá-los adequadamente sobre a preservação ambiental. Atividades como esta aprimoram a trilha interpretativa do parque”.

Cada visitante permanece no local cerca de uma hora, o que corresponde ao tempo da trilha que percorre o Horto Florestal do Parque Ecológico Diva Paim Barth. Neste período, além de informações referentes ao local e a biodiversidade, os visitantes também são orientados sobre questões como tráfico de animais silvestres, conservação da mata, maus tratos de animais, entre outros.

O Jardim Zoobotânico – Parque das Aves – está aberto à visitação de terça à sexta, das 8h às 11h, e das 13h30 às 17h. A visita é totalmente gratuita e os grupos deve realizar o agendamento pelo telefone (45) 3055-8743.

Anuncio gene 2