A Prefeitura de Toledo, por meio de um convênio com a ITAIPU Binacional, irá entregar, na próxima sexta-feira (05) dez máquinas distribuidoras de dejetos líquidos aos produtores. A ação acontece no Centro de Eventos Ismael Sperafico, às 14h, e contará com a presença dos beneficiados que receberão as orientações técnicas, feita por representantes da empresa fabricante dos maquinários, sobre o uso dos aparelhos.
O investimento total nestas máquinas é de R$ 290.800,00. Os equipamentos irão contemplar os produtores das Bacias do Rio Marreco e do Lajeado Grande, abrangendo as Linhas São Paulo, São Miguel, Lajeado Grande, Sanga Cascavel, 14 de Dezembro, Bambu, União, KM 41, Sanga Barra Bonita e Marreco.
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAA) realizou o chamamento dos líderes das comunidades para definir a utilização dos equipamentos. “Estes produtores se organizaram em grupos de 15 pessoas e definiram, junto com a Secretaria, o funcionamento do grupo, bem como orientação sobre as máquinas e seu uso”, comentou a diretora de Desenvolvimento Agropecuário Geni Serafin. As máquinas são patrimônio da Prefeitura e serão disponibilizadas para os agricultores através de um decreto de concessão de uso.
O secretário da SAA, José Augusto de Souza, comentou que o objetivo da ação ao repassar estas máquinas, não é apenas promover a fertilização do solo e melhoria da produção, mas incentivar a proteção do solo e dos recursos hídricos. “Queremos evitar que estes dejetos acabem contaminando nossos solos e nossa água”, concluiu.
Convênio com a ITAIPU
O convênio com a ITAIPU prevê várias ações no interior, incentivando a otimização da produção, sem se preocupar com as esferas de preservação e educação ambiental. Geni Serafin afirmou que este trabalho é direcionado pelo convênio. “Em algumas ações a ITAIPU entra com a totalidade dos investimentos e outras contam com o apoio da Prefeitura. As ações como cascalhamento, pavimentação com pedras irregulares e educação ambiental nas escolas, são de grande benefício para nosso município”, concluiu.