Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Escolas Municipais dos Jardins Panorama e Santa Maria receberam novos computadores para Salas de Tecnologias

Ao todo, a Prefeitura de Toledo adquiriu com recursos próprios 216 equipamentos, que foram destinados a 11 escolas do município

03/09/2014 - 17:19


A criançada das Escolas Municipais Professor Henrique Brod, no Jardim Panorama, e Ecológica Professor Ari Arcássio Gossler, no Jardim Santa Maria, receberam com alegria uma novidade na tarde de quarta-feira (03). Com a presença de alunos, professores e demais membros da equipe pedagógica, a Prefeitura de Toledo entregou novos computadores para Sala de Tecnologias das unidades escolares. Ao todo, a Prefeitura de Toledo adquiriu com recursos próprios 216 equipamentos, que foram destinados a 11 escolas do município. Um investimento de R$ 242.784,00.

Com a ação, a SMED promove a instalação de equipamentos mais modernos em substituição aos antigos, já considerados obsoletos para desenvolver os trabalhos pedagógicos com os alunos do ensino fundamental. “O objetivo é qualificar ainda mais o ensino no município”, salientou a secretária de Educação, Tania de Grandi.

De acordo com o prefeito Beto Lunitti, cada entrega é única e satisfatória. “Foram duas escolas hoje, e como tenho dito, fiz questão de realizar essa entrega pessoalmente em cada uma das unidades beneficiadas para poder olhar nos olhos de vocês, que me enchem de esperança e de animo. Temos um grande compromisso com a Educação toledana e estamos trabalhando para promover todas as melhorias necessárias e possíveis”.

Para a Escola Municipal Professor Henrique Brod foram entregues 16 computadores. Segundo a diretora, Noeli Mekelburg Luqueta, o investimento representa uma grande melhoria para a sala de informática. “Será possível melhorar os trabalhos que são desenvolvidos. Os conteúdos são complementares às atividades desenvolvidas em sala de aula. A situação aqui já estava complicada. Nós tínhamos até três monitores num mesmo CPU (computador). Esses equipamentos são mais um instrumento que os professores recebem para melhorar o desenvolvimento de atividades educativas com nossos alunos”.

Na Escola, quem recebeu simbolicamente os novos computadores das mãos do prefeito Beto Lunitti, foi a aluna Izabela Vitória Crestani Pacheco, de apenas quatro anos. Após o ato, a professora da sala de Novas Tecnologias, Irene Vosniak Luckemeyer, contou que todas as atividades são postadas no blog da escola (http://henriquebrod.blogspot.com.br) já divididos por séries e por meio delas são realizadas as aulas. “Assim os pais também podem acompanhar o conteúdo que é trabalhado com as crianças. Com os computadores novos nós teremos maior aproveitamento das aulas, pois além de mais ágeis, gastaremos menos tempo fazendo as manutenções que surgem”.

Depois da entrega dos computadores no Jardim Panorama, o prefeito Beto Lunitti, juntamente com a secretária da SMED Tania Elisete de Grandi, se dirigiu até o Jardim Santa Maria, na Escola Municipal Ecológica Professor Ari Arcássio Gossler. No local mais 17 máquinas, incluindo monitores, foram repassadas. “Veio em ótima hora, pois os nossos equipamentos já eram bem antigos, inclusive, tínhamos máquinas que não tinham mais concerto”, afirmou a diretora da escola, Nara Denise da Silva.

A aluna do 1° ano, Maria Eduarda Cordoçu, que recebeu simbolicamente os equipamentos, também aprovou a novidade. “Eu achei bem bonito os computadores, a gente usa bastante eles, por isso é muito bom. Também é leal ver o prefeito na escola”, comentou. Na sequência as alunas do 5° ano, Rafaela Vieira Reis e Beatriz Welter Cavalli,  realizaram uma homenagem ao prefeito e a Secretaria de Educação. “A educação de cada pessoa é construída com grandes contribuições, a mesma depende de gestos como este, em direcionar os empenhos e esforços públicos para melhoria da qualidade da educação municipal. Pais, o futuro está nas mãos de nossas pequenas crianças, depende de nós. Se queremos um lugar cada vez melhor de se viver, precisamos acreditar nisso. Em nome de todos os alunos da Escola Ecológica, agradecemos esse investimento para melhoria da nossa aprendizagem”, disseram elas.

Computadores deixam de ser obsoletos

Segundo a Secretária de Educação, Tania Elisete De Grandi, o investimento foi imprescindível e os primeiros laboratórios estarão em funcionamento ainda nos próximos dias. “Foi realizado um estudo pelo Departamento de Informática da Prefeitura e a Secretaria de Educação para verificar as condições dos laboratórios de informática das escolas. A proposta era fazer um levantamento técnico de como poderíamos melhorar a qualidade desses laboratórios. Constatamos várias situações difíceis e percebemos que a maioria dos computadores estavam obsoletos e necessitavam ser substituídos. Por isso apenas os monitores serão mantidos. Após a entrega dos equipamentos, o Departamento de Informática começará as instalações”, informou Tania.

A coordenadora das Tecnologias Educacionais da SMED, Michelle Bedin, conta que 34 escolas do município receberam do Governo Federal entre os anos 2007 e 2009 equipamentos de informática por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), criado para promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio. Desde então, não houve novos investimentos nos laboratórios das escolas. “Os computadores que recebemos desse programa federal não atendem mais a nossa demanda de equipamentos destinados para os alunos. Como a maioria das máquinas já estão defasadas, muitas vezes fica inviável desenvolver os trabalhos”, diz Michelle.

Em todas as escolas do município existe um professor para atender na Sala de Tecnologias Educacionais, onde funcionam os laboratórios de informática. Uma vez por semana cada turma tem aula nesse espaço, sempre como complemento do conteúdo desenvolvido em sala de aula. “É uma extensão do conteúdo curricular sendo aplicado com ferramentas diferentes”. A coordenadora esclareceu que com os novos equipamentos será possível trabalhar com softwares (programas) mais atualizados que irão ajudar os professores ao planejarem suas atividades de forma diferenciada. Uma das principais fontes utilizadas nesse sentido é o site http://portaldoprofessor.mec.gov.br.

Ela explica que depois do recebimento dos computadores do Governo Federal houve uma mudança crucial de comportamento e de relações na internet. “A internet ficou muito mais interativa. Hoje o aluno não apenas consulta as informações da rede, mas também produz conteúdo, ele tanto posta textos, quanto fotos e vídeos na rede. E para atendermos essa nova realidade precisamos de máquinas com processamento de dados maior do que naquela época. Já são várias as maneiras de se colocar dados na internet. As plataformas oferecidas hoje são muito mais dinâmicas. Inclusive existem várias atividades educativas em formas de jogos e para podermos utilizá-las é necessário bons equipamentos”, frisa.

Muitas escolas do município já utilizam de plataformas mais interativas na internet como complemento e divulgação das ações pedagógicas realizadas. Blogs, sites, fanpages são recursos muito utilizados. A Escola Carlos Friedrich é um desses exemplos. Ela utiliza o seu blog (www.escolacarlosfriedrich.blogspot.com.br) para postar ações da comunidade escolar, atividades para as aulas de tecnologias educacionais, referência de sites sobre conteúdos que estão sendo trabalhados nas disciplinas, fotos de atividades. “Tudo isso, aquele aluno que tem internet em casa pode acessar inclusive no ambiente familiar. E as famílias podem acompanhar as ações desenvolvidas na escola por meio desses espaços virtuais”, salienta Michelle.

Anuncio gene 2