A poucos dias da inauguração (16 de setembro), o Escritório de Compras Públicas de Toledo (ECP) já está com os preparativos todos prontos. O novo empreendimento funcionará na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT). O objetivo do espaço é incentivar os micro e pequenos empresários a participarem dos processos licitatórios de compras públicas, fazendo com que o dinheiro de Toledo gire dentro do município, aumentando a economia.
Os responsáveis pelo local fizeram na última terça-feira (26) uma reunião com algumas instituições para explicar como funcionará o escritório. Até agora, já são parceiros do escritório de compras o município de Toledo a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Corpo de Bombeiros, Núcleo Regional de Educação, Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) e Instituto Ambiental do Paraná (IAP). “Ainda estamos esperando a resposta de outras empresas que pretendem ser parceiras. Na reunião que fizemos, todas mostraram grande interesse em participar”, contou a agente de Desenvolvimento do Escritório de Compras de Toledo, Fernanda Moreira.
Um levantamento realizado no ano passado mostra que cerca de 20 instituições compram produtos e serviços de forma pública no município de Toledo, com potencial estimado em mais de R$ 120 milhões por ano. Porém, a participação de empresário toledanos ainda é baixa. “Queremos que mais empresas do município participem dos processos licitatórios que acontecem aqui”, expôs Fernanda. A iniciativa do ECP visa aplicar os mecanismos da Lei Geral da MPE em benefício das micro e pequenas empresas e desmistificar a ideia de que vender para órgãos públicos é complicado.
Desde o inicio de junho, os responsáveis pelo ECP já estão trabalhando para garantir o bom funcionamento do local. “No dia 16 será a oficialização do inicio do projeto, mas já estamos trabalhando nele desde junho”, informou Fernanda. A agente conta que a intenção é auxiliar as empresas de Toledo a participarem dos processos licitatórios que acontecem no município. Além disso, ela ainda conta que o trabalho dentro do escritório será de forma direcionada. “Os empresários terão um cadastro no escritório, assim saberemos exatamente qual é o ramo que ele trabalha. Dessa forma, só enviaremos para eles, via email, licitações que são de interesse da empresa deles”, disse.
Segundo dados repassados pelos responsáveis da ACIT que cuidam do ECP, o local já monitorou cerca de 80 editais de licitação diferentes, sendo que todos foram encaminhados para empresários que poderiam ter interesse. “Somente nestes primeiros editais encaminhados, já contatamos aproximadamente duas mil empresas”, contou.
São parceiros, para bom funcionamento do escritório, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (SEBRAE-PR), a Associação Comercial e Industrial de Toledo (ACIT), a Prefeitura de Toledo e o Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR- Oeste).