Os investimentos e políticas públicas do desenvolvimento econômico local, a organização do setor e a criação de uma linha de crédito especial para os empresários proporcionam o cenário ideal para a 4ª edição da Feira de Máquinas, Automação e Indústrias, a Femai 2015. Promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), o lançamento da Feira reuniu parceiros, empresários e autoridades no auditório da entidade nesta quinta-feira (04). O tema desta edição será Inovar Conceitos e Expandir Negócios.
Na ocasião, o diretor de feiras e eventos da ACIT, Gilberto Menoncin destacou a importância do evento, único do setor na região. Segundo Gilberto, a feira promove a divulgação e até melhoria do potencial industrial de Toledo. “São aproximadamente 600 empresas industriais no nosso município, que precisam desse espaço para sua divulgação, mostrando quais são suas inovações, tecnologias e se atualizarem no ramo e fazer negócio com outros empresários”.
A Femai acontece a cada dois anos e atrai um grande público, específico do setor. A edição 2015 está programada para os dias 23, 24 e 25 de setembro e contará com 60 estandes, que começaram a ser comercializados após o lançamento. Gilberto também comentou que o município de Toledo está em fase de expansão e constante crescimento. “Somos mais de 130 mil habitantes em um município que se destaca em muitos setores, inclusive o de indústrias de grande porte, que contribuem fortemente para o desenvolvimento”, afirmou.
O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, destacou o desenvolvimento industrial do município, que atrai empresários não apenas da região, mas de todo o Brasil e inclusive internacionais. “Recebemos recentemente a visita de uma comitiva japonesa que pretende instalar tecnologia de produção em nosso município. Isso demonstra a perspectiva de uma grande oportunidade de crescimento, e a Femai é uma forma de fortalecer ainda mais esses vínculos”. O município tem recebido constantes visitas de empresas interessadas em investimentos, ressaltando a pesquisa realizada pela revista Exame, que definiu Toledo como 49º colocado entre os melhores municípios brasileiros para se investir.
Segundo Beto, essa ferramenta que a Acit constituiu a partir de 2010 – a Femai -, por conta de querer potencializar a riqueza e para que os negócios aconteçam em Toledo, faz parte das ações que proporcionam o crescimento industrial. “Além do apoio à feira, estamos trabalhando juntos em investimentos, como a implantação de novos parques industriais, e o incentivo à produção, através da Lei de Incentivo a Indústria”, afirmou.
Para o presidente da ACIT, Luis Eduardo Guaraná, as políticas públicas do município, como os novos parques industriais e o futuro polo de processamento de pescado são importantes para os avanços industriais. “Esperamos que esses investimentos sejam realmente concretizados para que os resultados sejam definidos. Todos esses investimentos para empresas, feito pela administração municipal é importante, pois fomenta o comércio local”, disse. Além disso, Guaraná ainda comentou que o lançamento da feira teve um salto muito grande na organização, e tem tudo para ser um sucesso.
Crédito especial
Um dos destaques do evento de lançamento da Femai 2015 foi o anúncio da diretora administrativa e financeira do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) Oeste, Solange Martins. Segundo ela, o Sicoob proporcionará uma linha de crédito especial para os empresários expositores da Femai. “O nosso objetivo é proporcionar condições para que o empresário possa, nesse momento de economia apertada, participar da feira, mostrar sés produtos, negociar e continuar em seu pleno desenvolvimento”.
A operacionalização será via ACIT que, no momento em que o empresário for adquirir seu espaço na feira, será informado do benefício. “Dessa forma, basta ele se encaminhar ao Sicoob e contratar a linha de crédito que terá juros abaixo do custo do nosso dinheiro. Essa é uma das muitas ações que o Sicoob faz em prol da comunidade em que ele está inserido”, destacou Solange.