Na próxima terça-feira (09), às 10h, no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, na Vila Pioneiro, acontece o congresso técnico da 57ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s). O evento definirá os grupamentos e trará as demais orientações para os dirigentes dos 80 municípios que irão participar da competição. O evento terá transmissão ao vivo pela Rádio e Televisão Educativa do Paraná (e-Paraná).
Segundo a técnica desportiva da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), Mara Lucia Sartori, são esperadas aproximadamente 300 pessoas. “São dois ou três representantes de cada uma das 80 cidades que disputam a competição, mais o nosso pessoal e também da Secretaria do Estado e Esporte e Turismo (SEET)”, comentou.
Os dirigentes também contarão com o apoio dos técnicos da SMEL para conhecerem os locais onde suas delegações serão alojadas. “Vamos usar apenas as escolas municipais para este fim. Não iremos ocupar instituições privadas para evitar”, explicou a secretária de Esportes e Lazer Marli Gonçalves Costa. Ela também informou que no congresso técnico os dirigentes receberão um material informativo posicionando os principais locais de competição, dados sobre a cidade e programas, além de uma relação de telefones e serviços que poderão ser acessados em caso de necessidade.
Estruturas
O anúncio que Toledo seria a sede da 57ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s) foi feito em Cascavel, em 12 de novembro de 2013. Desde a data, Toledo vem se preparando para ser a casa do esporte paranaense.
As ações para receber bem atletas e dirigentes que irão competir nos Jogos Abertos fizeram com que a Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo (SMEL) investisse aproximadamente R$ 1,3 milhão em reformas. As principais intervenções aconteceram nos Ginásios de Esportes Hugo Zeni, que irá acolher o voleibol, e Jaime Zeni, casa do basquete. Em ambos foram realizadas reformas nos telhados, com aplicação de manta asfáltica, melhorias gerais em arquibancadas e vestiários, bem como a instalação de pisos flutuantes, atendendo as exigências das principais ligas esportivas do mundo.
“São praças esportivas que terão as condições de receber competições de qualquer nível”, frisou a secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa. Outros locais passaram por reformas como os Ginásios Aldanir Angelo Rossoni (CCR), no Jardim Coopagro, Lauri José Simon, no Jardim Panorama, e Euzébio Garcia, na Vila Pioneiro. “Também tivemos obras nas piscinas públicas, no Estádio Municipal XIV de Dezembro e todos os locais que irão abrigar competições dos JAP’s”, salientou.
Marli também destacou o trabalho intersetorial para que os JAP’s sejam um sucesso dentro e fora das quadras. “A sediação foi algo discutido no âmbito do governo municipal e conta com o apoio de todas as secretarias municipais, entre elas a de Educação, Habitação e Urbanismo, Comunicação Social, além da SMEL”, afirmou.
Preparação das equipes
Muitos treinamentos e o incentivo às modalidades para participarem de campeonatos estaduais e regionais. Nesta ótica foi pautada a preparação das equipes toledanas visando os Jogos Abertos do Paraná. Toledo terá a segunda maior delegação – 439 atletas – ficando atrás apenas de Maringá. “Temos a oportunidade de participar de todas as modalidades e vamos ter atletas disputando todas elas”, comentou a secretária Marli Costa.
Os destaques, segundo ela, ficam por conta da ginástica rítmica e algumas modalidades coletivas que voltaram a participar de competições estaduais. “Temos o voleibol e o handebol, no masculino e feminino, e o futsal masculino que retornaram aos campeonatos, além da ginástica onde Toledo tem um domínio no cenário paranaense”. Além disso, Marli destacou também o vôlei de praia feminino que no ano passado alcançou a medalha de prata no JAP’s em Cascavel.
“Temos sido incansáveis na valorização ‘das pratas da casa’ e em nenhuma modalidade teremos importação de atletas”. Esta política propicia uma valorização dos cidadãos e promove a motivação dos alunos das escolinhas. “Alguns municípios convidam competidores para representar suas cores, mas esta prática não acontece em Toledo”. Esta motivação dos toledanos fica evidenciada nos treinamentos. “Tenho equipes fazendo a preparação a partir das 22h e seguindo até o início da madrugada”, comentou.
Desenvolvimento Econômico
Entre os eixos de atração dos Jogos Abertos do Paraná 2014 está a movimentação econômica do comércio local. Segundo o prefeito Beto Lunitti, a presença das delegações, com cerca de cinco mil pessoas e os visitantes que virão a Toledo para a competição devem potencializar o setor. “A rede hoteleira e o consumo em restaurantes, bares e lojas, enfim, tudo se modifica de forma positiva. É evidente que o município abre as portas para esse evento e consequentemente receba os benefícios econômicos através dos seus impostos”.