Atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores dos Jardins Bressan e César Parque, o governo tem investindo esforços na saúde do local. Com a aprovação da comunidade, o antigo Centro Comunitário está dando lugar a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que atenderá a população dos dois bairros. A intenção é descentralizar os atendimentos e tornar a assistência e o acesso mais próximos da população. As obras já estão em fase de acabamento, sendo que o valor total investindo na reforma é de aproximadamente R$ 140 mil. As obras estão em fase de acabamento e a previsão é que fique pronta em até 60 dias.
A ideia inicial era que o espaço tivesse a utilização temporária, mas após algumas conversas, foi decidido pela comunidade que o local fosse transformando em um espaço de saúde permanente. Para as comunidades, o local é importante, já que os usuários não terão mais que buscar a UBS do Jardim Panorama, ou mesmo para o Núcleo Integrado de Saúde Doutor Jorge Nunes (NIS/Mini Hospital) para receber atendimento. “Com este novo ambiente iremos melhorar o atendimento para a comunidade em geral. Além disso, a população não terá mais que se deslocar a uma distância tão grande para procurar por assistência”, contou o assessor Especial em Saúde, Edson Simionato.
O quadro funcional da nova UBS será composto por dois clínicos gerais, pediatra, enfermeira, técnicos de enfermagem e auxiliares de serviços gerais. No local serão ofertados todos os serviços relacionados à saúde básica do cidadão, como consultas clínicas e de enfermagem, curativos, vacinas e farmácia básica. O horário de atendimento será das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h.
Outro ponto destacado pelo assessor foi que com esta nova unidade a população do Panorama também será beneficiada. “Como foi implantado na UBS do Panorama a Estratégia da Saúde da Família (ESF), que preconiza o atendimento por territórios, havia o risco destes usuários (do Cezar Parque e Bressan) ficarem desassistidos. Com a nova UBS, o pessoal do Panorama também será mais bem acolhido já que diminuirá o de pacientes, melhorando a qualidade do atendimento”, concluiu.