Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Professores da rede municipal de ensino participaram do 1° módulo de capacitação sobre Astronomia

O projeto envolve as áreas, como Matemática, Geografia, História, Ciências e Filosofia

05/09/2014 - 17:04


Habituados a ensinar, nesta quinta e sexta-feira (04 e 05) professores da rede municipal de ensino tiveram um dia diferente. A Secretaria de Educação (SMED), em parceria com o Pólo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, da Itaipu Binacional, promoveu nestes dias, o primeiro módulo do curso “Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o ensino-aprendizagem em Astronomia”. O objetivo foi capacitar os profissionais toledanos sobre uma visão geral da astronomia e astronáutica, para repassarem os novos conhecimentos aos alunos. O projeto envolve as áreas, como Matemática, Geografia, História, Ciências e Filosofia.

O curso aconteceu no Centro da Juventude Mariana Luiza Von Borstel, no Jardim Coopagro. Segundo o professor, coordenador do Pólo Astronômico, Janer Vilaça, Toledo conta com um diferencial, que é o projeto de construção do Planetário. “A gente acha uma coisa muito importante construir um Planetário a partir da necessidade da Educação. Isso foi primordial, pois geralmente são construídos a partir de interesses turísticos e financeiros. Então essa capacitação já vem atender essa demanda que os professores terão com a construção do Planetário, mas principalmente atender outra demanda, que é reconstruir os conceitos errôneos que muitos professores tinham sobre o assunto, para que possam ensinar a partir de uma leitura correta”.  

Participa da capacitação um professor representante de cada escola municipal de Toledo. Entre eles, está a professora da Escola Municipal Reinaldo Arrosi, Carla Baran. “Eu acho que está sendo excelente. Uma oportunidade ótima para nós professores, principalmente para quem leciona para os quatros e quintos anos, que tem bastante conteúdo, que muitas vezes temos dúvida de como aplicar em sala de aula, explicar a fundo as coisas para as crianças. Então, esse está sendo um momento da gente reciclar o que já tínhamos aprendido e até mesmo descobrir que aprendemos muitas coisas erradas”, explicou.

A segunda etapa do curso está programada para os dias 06 e 07 de outubro. O encerramento será realizado no dia 18 de outubro, em Foz do Iguaçu. Com a capacitação oferecida pelo Pólo Astronômico, deverão ser formados no município quatro professores multiplicadores, sendo Janer Vilaça, Daniel Iria machado, Ana Maria Pereira e Sioneia Rodrigues.

Importância do curso

Segundo a secretária de Educação, Tania de Grandi, a utilização de novas estratégias de ensino com recursos tecnológicos possibilita a expansão da criatividade, iniciativa e associação de idéias, assim como bagagem cognitiva. “Esse curso vai possibilitar a descontrução de concepções adquiridas para reconstrução de conceitos básicos e prioritários ao ensino dessa ciência. Além disso, os professores poderão ensinar significados corretos, com mudanças conceituais, despertando o interesse pela Ciência por meio de um ensino multidirecional e com intercomunicação entre as disciplinas aprimorando os vínculos entre elas”, explicou.

Para o prefeito Beto Lunitti, o curso representa também, uma capacitação para o trabalho educacional que se desenvolverá por meio do Planetário que será construído no município. “Esse é um projeto que já está em andamento, por que entendemos que será fundamental para educação de nossas crianças, então esse curso só vem somar ao que deveremos implementar na educação dos nossos pequenos toledanos”, afirmou o prefeito.

Anuncio gene 2