Nesta sexta feira (05) a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento entregou dez máquinas distribuidoras de dejetos líquidos para dez grupos de produtores das Bacias do Rio Marreco e Lageado Grande. As máquinas são provenientes de um convênio entre a Prefeitura de Toledo e Itaipu Binacional e irão auxiliar na produção e na preservação ambiental.
Para a entrega das máquinas, estiveram presentes representantes de todas as comunidades beneficiadas. O investimento total da ação é de aproximadamente R$ 290.000,00, que serão usadas por 145 famílias. Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, as maquinas serão de grande benefício para os produtores. “As máquinas vão ampliar a produção de grãos e são um grande passo na preservação dos nossos recursos hídricos”. José Augusto ainda contou que está é uma inovação na gestão. “Nós conseguimos ampliar os investimentos em três vezes os investimentos de anos anteriores”, comentou.
O presidente da Associação Municipal dos Suinocultores, Norberto Manz, afirmou que com os implementos o produtor irá impedir que os dejetos corram para os rios ou contaminem o solo. Antes, o produtor não tinha condições para adquirir as máquinas, por seu alto custo. Esta ação do convênio adiantou e muito a vida dos produtores”.
O prefeito Beto Lunitti, durante seu discurso, exaltou a importância do convênio e da Itaipu para a região. “Antes, a Itaipu era apenas uma empresa geradora de energia. Nos dias atuais, ela tem um olhar mais humano para com os municípios do oeste, tornando possíveis ações como esta, que beneficiam diretamente o produtor do nosso município”. O gestor municipal ainda comentou sobre o olhar da administração sobre o produtor. “Nós, da administração pública, precisamos olhar o produtor no contexto dele, para fortalecer suas áreas de atuação, e desta forma, aumentar a produção”, concluiu.
O convênio prevê várias ações no interior, incentivando a produção, sem se descuidar das esferas de preservação e educação ambiental. A diretora de Desenvolvimento Agropecuário, Geni Serafin, afirmou que este trabalho é direcionado pelo convênio. “Em algumas ações a Itaipu entra com a totalidade dos investimentos e outras contam com o apoio da Prefeitura. As ações como cascalhamento, pavimentação com pedras irregulares e educação ambiental nas escolas, são de grande benefício para nosso município”, concluiu.