Desde o anúncio que Toledo seria sede da fase final da 57ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), em novembro de 2013, o município vem se preparando para ser a casa do esporte paranaense. Agora, a 11 dias da abertura do evento, os últimos preparativos estão sendo realizados. Para esta terça-feira (09) está programado o congresso técnico, que reunirá os dirigentes dos 80 municípios que irão participar da competição.
O evento será realizado no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, na Vila Pioneiro, às 10h. Segundo a técnica desportiva da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), Mara Lucia Sartori, são esperadas aproximadamente 300 pessoas. “São dois ou três representantes de cada uma das 80 cidades que disputam a competição, mais o nosso pessoal e também da Secretaria do Estado e Esporte e Turismo (SEET)”, comentou. O congresso terá transmissão ao vivo pela Rádio e Televisão Educativa do Paraná (e-Paraná).
Os dirigentes também contarão com o apoio dos técnicos da SMEL para conhecerem os locais onde suas delegações serão alojadas. “Vamos usar apenas as escolas municipais para este fim. Para isso será entregue um material informativo para os dirigentes, posicionando os principais locais de competição, dados sobre a cidade e programas, além de uma relação de telefones e serviços que poderão ser acessados em caso de necessidade”, explicou a secretária de Esportes e Lazer Marli Gonçalves Costa.
JAP`s
A competição é maior do Estado e a previsão é de que aproximadamente sete mil atletas participem das disputas entre os dias 19 e 27 de setembro. A abertura do evento, no dia 19 de setembro, acontecerá no Ginásio de Esportes Alcides Pan.
As ações para receber bem atletas e dirigentes que irão competir nos Jogos Abertos fizeram com que a Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo (SMEL) investisse aproximadamente R$ 1,3 milhão em reformas. As principais intervenções aconteceram nos Ginásios de Esportes Hugo Zeni, que irá acolher o voleibol, e Jaime Zeni, casa do basquete. Em ambos foram realizadas reformas nos telhados, com aplicação de manta asfáltica, melhorias gerais em arquibancadas e vestiários, bem como a instalação de pisos flutuantes, atendendo as exigências das principais ligas esportivas do mundo.
O município de Toledo já tem tradição em receber grandes competições de esporte, tanto regionais, estaduais, como nacionais, além de já ter sediado a final dos Jogos Abertos em seis edições, sendo a última em 2011. Este ano o município terá a segunda maior delegação – 439 atletas – ficando atrás apenas de Maringá. “Temos a oportunidade de participar de todas as modalidades e vamos ter atletas disputando todas elas”, comentou a secretária Marli Costa.