Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ESPORTES

JAP’s: Políticas Públicas do esporte e lazer de Toledo são elogiadas por dirigentes esportivos do estado

Para decidir os últimos detalhes da 57ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), que Toledo será sede, foi realizado nesta terça-feira (09) o Congresso Técnico que norteará as competições. A ação aconteceu no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer e contou com a participação de dirigentes dos 82 municípios que irão participar da competição. Foram apresentadas aos visitantes as políticas públicas de esporte e lazer desenvolvidas no município. A visão do município de tratar o esporte como direito foi elogiada por dirigentes esportivos de todo o estado. 

09/09/2014 - 22:41


Durante o encontro, foram discutidos detalhes como alojamentos e estádios que cada equipe ocupará, além de arbitragem. Somente de Toledo, competirão 439 atletas de todas as 21 modalidades da competição. O município sede é o segundo com a maior delegação, ficando atrás somente de Maringá, com 464 competidores. Para a secretária de Esportes e Lazer de Toledo, Marli Gonçalves Costa, a partir dos detalhes definidos com este congresso, os jogos se tornam uma realidade ainda maior e mais próxima. “Esperamos que os jogos tenham grande incentivo da população, que a comunidade venha e assista aos jogos, vivenciando junto com o atleta o que representa o maior evento esportivo do estado que estará acontecendo no nosso município”, contou.

Marli enfatizou em seu discurso, porque o município está pronto para receber os jogos. Ela apresentou as políticas públicas no setor, através dos diversos programas desenvolvidos por toda a equipe. “Relato isso para que todos saibam que se cuidamos de tudo isso, é porque, estamos aptos a receber os Jogos. E eu só tenho a agradecer a confiança que tiveram em nosso município no ano passado aprovamos Toledo como sede dos Jogos 2014”.

 

 

O prefeito Beto Lunitti, acolheu os técnicos de todas as delegações e reforçou o intercâmbio das políticas públicas. “Cuidamos do esporte como direito, da mesma forma que tratamos a saúde, a educação e a saúde. E isto começou pela decisão de administrar a secretaria de esportes sob o prisma dos profissionais dos técnicos. Pela primeira vez na história uma professora de educação física junto com outros mais de cinquenta profissionais formados, desenvolvem de maneira competente mais de 40 programas de esporte e lazer e queremos compartilhar com vocês estas políticas, mas queremos também conhecer e aprender com todos”.

O coordenador de esportes da Secretaria de Estado de Esportes e Turismo - SEET, Luiz Antônio Costenaro, destacou a visão do município sobre o esporte. “Quero cumprimentar minha amiga, desde o tempo da Universidade, a secretária Marli e toda a equipe do esporte e lazer, por este brilhante trabalho, por esta visão estratégica do desenvolvimento do esporte, como tivemos a oportunidade de conhecer, e este é um entendimento que a Secretaria de Estado do Esporte também procurou ter”.

Costenaro referendou a parceria entre o município de Toledo e o Estado do Paraná. “Tenho certeza que esta parceria efetivada lá em outubro do ano passado, em Cascavel, já era repleta de sucesso, pois Toledo é sem sombra de dúvidas, é um dos melhores palcos para eventos esportivos do nosso estado. Quando temos Toledo como sede, nos sentimos gratificados, porque sabemos da estrutura e o potencial que o município tem. Com toda esta competência e esta equipe que está a disposição dos jogos, tenho certeza que esta parceria Toledo e o governo do Estado do Paraná já nasceu com sucesso”.

O diretor de Esporte da cidade de Cambé, Paulo Roberto Antônio destacou a importância do Congresso Técnico e a boa impressão que tiveram do município de Toledo. “Venho de Cambé, são quase 400 km daqui, mas é muito importante estar aqui entre todo o pessoal do esporte. Achamos muito interessante a fala do Prefeito de incentivo ao esporte dando total apoio ao esporte do município. E com isso, temos a certeza que os jogos serão bem realizados aqui no município de Toledo”.

Paulo Roberto disse ter ficado encantado com os programas desenvolvidos pelo município. “Confesso que fiquei emocionado com o que vi e com certeza, durante os jogos, vamos manter contato com a Secretária, para conhecer mais e levar algumas das experiências daqui para o nosso município. É muito interessante o apoio do prefeito ao esporte e não só nos esportes de competição, mas nas políticas de atendimento as crianças e aos idosos, ou seja, estão atacando em todos áreas do esporte, o município de vocês está de parabéns”. Cambé participará com as equipes de handebol e basquete.

A secretária de Esportes e Lazer destacou o investimento feito nos estádios para dar andamento nos projetos da Secretaria e também para receber os jogos. “Reformamos três grandes ginásios, investimos de quase R$ 1,3 milhão na reforma dos Ginásios Lauri Simon, Jaime Zeni e Hugo Zeni. Além das adequações da piscina pública que irá receber as competições de natação, e ainda as adequações de campos, vestiários, arquibancadas telhados e a reforma dos banheiros do Ginásio Euzébio Garcia. Fizemos tudo com muito profissionalismo e carinho, para receber os Jogos Abertos do Paraná”, afirmou.

JAP’s

A competição é maior do Estado e a previsão é de que aproximadamente sete mil atletas participem das disputas entre os dias 19 e 27 de setembro. A abertura do evento, no dia 19 de setembro, acontecerá no Ginásio de Esportes Alcides Pan.

O município de Toledo já tem tradição em receber grandes competições de esporte, tanto regionais, estaduais, como nacionais, além de já ter sediado a final dos Jogos Abertos em seis edições, sendo a última em 2011.

O Congresso técnico elegeu Francisco Beltrão como a sede dos Jogos Abertos do Paraná em 2015. 

Anuncio gene 2