Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Mateadas divulgam a 6ª Semana Farroupilha de Toledo

A mateada no Recanto do Gaúcho foi realizada com um bom mate, gaiteiros e churrasco

10/09/2014 - 16:57


“Tudo começa com um bom chimarrão”. Esta frase é costumeiramente dita por gaúchos quando se encontram para matear. E é com este espírito que os organizadores da 6ª Semana Farroupilha de Toledo estão divulgando o evento e interagindo com a população antes da montagem do Acampamento Farroupilha no Parque Ecológico Diva Paim Barth.

De acordo com o coordenador da mateada, Paulo Merisio, foram escolhidos dois pontos estratégicos para a ação: o Recanto do Gaúcho e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Campus Toledo. “É uma forma de fazermos um convite caloroso à população. A interação que realizamos com as pessoas, sendo na rua ou dentro do ambiente acadêmico, pode instigar a curiosidade deles, trazendo-os para dentro do nosso evento que acontece do dia 15 a 20 de setembro”, contou.

Mateada

A mateada no Recanto do Gaúcho foi realizada com um bom mate, gaiteiros e churrasco. “Na frente do evento foi montado um espaço com bancos onde as pessoas podiam chegar e aproveitar o ambiente, conversar e reviver um pouco da tradição”, explicou a secretária de Cultura Geni Fabris.

Nas dependências da PUCPR a ação aconteceu no hall de entrada possibilitando abranger um número maior de alunos. “Durante a manhã passaram mais de 200 estudantes e podemos oferecer uma breve oficina da Faculdade do Chimarrão. Os gaiteiros também estiveram presentes tornando mais atrativo o convite para conferir nosso anseio”, detalhou Paulo Merisio.

A acadêmica de direito, Kassia Poersch, conta que a “tradição gaúcha vem de casa, e se deparar com uma mateada na própria faculdade é atrativo e possibilita trocar experiências”. A atividade foi realizada também no período noturno. 

Anuncio gene 2