Pela primeira vez na história da Expo Toledo não será cobrado ingresso de acesso para a arena de eventos onde acontecerão os shows artísticos e o rodeio em touros durante a realização da exposição de 2014. A Prefeitura de Toledo investirá cerca de R$ 315 mil para a realização do evento, que acontece entre os dias 08 e 12 de outubro. As duplas Rionegro e Solimões e Mato Grosso e Mathias são as principais atrações artísticas da exposição deste ano. Com a gratuidade de acesso, estima-se que mais de 100 mil pessoas prestigiem a feira no Centro de Eventos Ismael Sperafico. Em 2013 aproximadamente 93 mil visitantes passaram pelo parque.
Os processos licitatórios para contratação das empresas que ficarão responsáveis pela contratação dos shows e pela organização do rodeio aconteceram nessa terça-feira (09). As competições do rodeio deverão ser realizadas nos dias 09, 10 e 12 de outubro, com início sempre às 21horas. Rio Negro e Solimões se apresentam no dia 08, às 22h, e o show de Mato Grosso e Mathias será realizado no sábado, dia 11 de outubro, às 23h.
“Estamos inovando este ano e oferecendo para a população o acesso livre a todas as atrações da arena de eventos da Expo Toledo 2014. Tanto o rodeio quanto os shows artísticos serão gratuitos. É uma forma de incentivarmos a participação popular nessa feira de grande importância para o nosso município”, comentou o prefeito Beto Lunitti.
Mesmo não havendo cobrança de ingresso, nas noites que serão realizados os shows a arena será cercada e o público só terá acesso após passar por revista da equipe de vigilantes contratada para garantir a segurança do evento. Dois telões serão montados para garantir a visibilidade das apresentações por parte dos visitantes.
Bafômetro
Segundo a diretora de Desenvolvimento Agropecuário, Geni Serafin, esse ano terá uma exigência diferente aos peões que participarão das provas do rodeio. “Será feito o teste de bafômetro em todos os peões. Nenhum deles poderá montar nos touros alcoolizados”, afirma Geni.
Estrutura do Rodeio
A empresa vencedora da licitação deverá oferecer pelo valor proposto no mínimo 50 touros de boa qualidade; a contratação de dois locutores profissionais de pista; um locutor voz padrão comercial e um locutor comentarista; no mínimo três salva-vidas; um juiz de brete e dois juízes de pista; fornecimento de no mínimo dois telões de Led para transmissão do rodeio, por meio do programa Rodeio Digital e divulgação de imagens dos patrocinadores e contratante do evento, a serem instalados na parte interna e externa da arena.
A empresa também deverá contratar serviço de seguro individual para todos os competidores, locutores, juízes, salva-vidas e demais auxiliares que trabalharão na pista, no valor de R$ 125 mil no caso de morte ou invalidez. Farão a confecção de uniformes para todos os competidores e organizadores do evento.
A estrutura completa dos bretes onde ficarão acomodados os animais está inclusa, bem como estrutura de som e iluminação profissional, parte da premiação dos competidores, transporte e alimentação dos animais e dos profissionais envolvidos no rodeio, equipe de segurança e demais detalhes previstos no edital.
Estrutura dos shows
Para a realização dos shows artísticos de Rio Negro e Solimões e Mato Grosso e Mathias a Prefeitura de Toledo licitou uma empresa que se responsabilizará por todo o processo e estrutura do evento, desde a contratação dos profissionais, despesas com passagens áreas, recolhimento de taxas como as do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – ECAD (Órgão responsável pela a arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas aos seus autores) até a estrutura física e de segurança necessária para o bom andamento das atividades.
No contrato inclui a equipe de produção, estrutura completa de sonorização e iluminação, filmagem dos shows e transmissão em, no mínimo dois telões de LED, equipe de segurança para os artistas e mais outros 40 vigilantes para cada dia de show para garantir a segurança do público em geral. A empresa fornecerá estrutura completa de camarins exigida pelos artistas e no mínimo 200 metros de grades de divisão e isolamento.