A bicicleta deixou de servir apenas para passeios há muito tempo. Para os apaixonados pela magrela, existem diversas modalidades de práticas esportivas envolvendo o objeto. O ciclismo faz parte inclusive de competições sérias, como é o caso da 42ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAP`s), que acontecem em Toledo nesse mês.
E os toledanos já são adeptos à prática. Serão sete atletas competindo em disputas radicais que envolvem modalidades de resistência, velocidade, prova de rua, circuito fechado e mountain bike cross. A equipe possui na coordenação o também atleta, Clodoaldo Pereira. Segundo ele, está sendo realizada uma preparação especial para a competição, em busca de bons resultados. “Somos atletas amadores e por isso será um pouco difícil disputar contra as equipes profissionais que vem para o JAP`s. Mesmo assim vamos disputar por medalhas, representando o nosso município”. Clodoaldo ainda afirmou que há uma vantagem para os toledanos, já que as trilhas são conhecidas, o que ajuda em um desempenho melhor.
A secretária de Esportes e Lazer de Toledo, Marli Gonçalves Costa, ressaltou que a participação dos atletas é fundamental na competição. “É mais uma modalidade em que os toledanos estarão represetados. Somos a segunda delegação com mais atletas participando do JAP`s e isso demonstra a qualidade do incentivo ao esporte no nosso município”.
Segundo Marli, a equipe de ciclismo não possui professores da Secretaria, porém recebe incentivo através do Programa Esporte Cidadão. “É uma forma de podermos apoiar as mais diversas modalidades, mesmo não tendo profissionais da SMEL atuando”, afirmou.
O atleta Clodoaldo Pereira afirmou que esse apoio, recebido do município, é fundamental para a manutenção da equipe. “É um incentivo para que continuemos treinando, mantendo atletas para participar de competições fora de Toledo”
Preparação dos locais
Para a realização das provas foram preparados ambientes especiais, de acordo com cada modalidade. Objetivando oferecer segurança e conforto aos atletas a Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL) e a Secretaria de Meio Ambiente (SMA) firmaram uma parceria. Nas categorias realizadas em ambientes abertos, em meio à natureza, foram preparadas trilhas especiais.
O coordenador do Setor de Rendimento da Secretaria de Esportes e Lazer, George Luiz Bertozzi Correa (Cebola), comentou sobre os locais preparados para as atividades. “Serão realizadas provas em todo o município. No Parque Ecológico Diva Paim Barth, na pedreira, em algumas estradas de Novo Sobradinho e também de São Luis do Oeste”, informou. Para as provas da modalidade “Cross”, por exemplo, foram limpos cerca de 4 mil metros de trilhas.