O prefeito Beto Lunitti cumpriu, na quarta-feira (10), agendas em Brasília para acompanhar o andamento do projeto para o Aeroporto Municipal Luiz Dalcanalle Filho. Na ocasião, também tratou de ações relacionadas à implantação do curso de Medicina em Toledo, por meio da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A expectativa é que ambos os projetos se concretizem em breve.
A primeira agenda aconteceu na Secretaria de Aviação Civil (SAC) com o diretor de Aeroportos, Nelson Negreiros Filho, e o analista de Infraestrutura, Orlando Araujo Pudenz. Toledo está entre os 270 municípios brasileiros que receberão investimentos na estrutura aeroviária. “Conversamos com a equipe técnica da SAC e estamos avançando agora em uma proposta definitiva para que realmente o nosso aeroporto tenha os investimentos precisos e importantes pelo contexto regional que essa obra de infraestrutura aérea representa”, afirmou Beto.
O município já está em fase avançada dos projetos e, inclusive, já recebeu manifestações de empresas que tem interesse em realizar vôos regulares no aeroporto toledano. “Isso também influencia de forma positiva. E naturalmente que todo esse trâmite burocrático e orçamentário é demorado. Mas já vencemos a etapa de avaliação e agora o nosso projeto está na Direção de Aeroportos para que os ajustes finais sejam feitos e isso tudo seja levado ao conhecimento do ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wellington Moreira Franco, junto com a equipe técnica. Certamente tudo isso vai ser realidade aqui em Toledo”.
Curso de Medicina
Aproveitando a estada em Brasília, o prefeito Beto Lunitti esteve também com o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, que cumpria agenda no Ministério da Educação (MEC). Na ocasião o prefeito tratou sobre o andamento para implantação do Curso de Medicina em Toledo. “Uma etapa importante foi vencida com a aprovação pelo Conselho Universitário da UFPR à adesão a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)”. Em Brasília, o reitor teve uma agenda extensa com o MEC e na pauta também estava às tratativas para o curso de Medicina em Toledo.
O prefeito toledano informou que as deliberações foram muito produtivas. “Tudo isso está sendo encaminhado e é próprio do poder público e desses grandes temas que eles sejam demorados. Mas tenho certeza que esse curso de Medicina será implantado para o próximo período. Foi uma boa conversa com o reitor, que destacou que se baseia no relatório da comissão da UFPR que esteve aqui no último ano, e que foi unânime em afirmar que Toledo é o melhor local”.
Em contra partida, Beto salientou que o município tem cumprido com o que foi discutido com a comissão. “Estamos investindo e ampliando as Estratégias Saúde da Família (ESF’s), assim como já publicamos o Decreto que destina a área para construção da Universidade em Toledo. Além disso, já colocamos toda a estrutura do município a disposição para que tenhamos esse curso aqui o quanto antes”.