O Ginásio Hugo Zeni ou como os atletas chamam carinhosamente “A Casa do Voleibol Toledano” voltou para os atletas na noite desta quinta-feira (11). Depois de uma temporada para reforma, agora ele está pronto para abrigar os jogos e treinos dos mais de 200 atletas que compõem as equipes de rendimento e de base no município.
A alegria e satisfação estava no rosto e nas palavras daqueles que têm história para contar, e dos que ainda vão fazer história no esporte. O representante da Associação de Voleibol de Toledo (AVOTOL), João Carlos Beloto, ressaltou de forma breve a importância dessa reforma. “A gente cansa de ouvir os elogios à Toledo em relação ao esporte, tanto pela sediação de jogos, pelas estruturas e pelos profissionais. E quando a gente acha que já tem tudo, recebemos essa reforma, transformando esse lugar em uma verdadeira ‘mansão do voleibol’”, brincou.
Segundo Beloto, o esporte está passando por uma fase muito produtiva em Toledo, e tudo indica que os próximos anos serão ainda melhores. “Apenas os atletas, que vêm jogar, treinar, praticar, e permanecem tanto tempo no Ginásio, é que entendem o verdadeiro significado e importância dessa reforma e se sentem valorizados pelo esforço e dedicação”.
Relembrando a história, Hilda Hatori representou os atletas. Segundo ela, há 32 foi seu primeiro treino no Hugo Zeni e durante todo esse tempo de acompanhamento do vôlei toledano, a evolução do esporte foi significativa e agora, o Ginásio também recebeu uma reforma merecida. “Em nome de todos os atletas, quero agradecer a administração por essa grandiosa reforma. Com certeza poderemos treinar agora com mais qualidade e com muito mais alegria”, afirmou.
O prefeito Beto Lunitti ressaltou a importância de se investir em políticas públicas, visando melhorara a qualidade de vida das pessoas. Conforme afirmou, Toledo merece esses investimentos, pois produz atletas de nível nacional, com qualidade de seleção brasileira. “Por toda história do voleibol, concordamos com aquilo que nos foi apresentado e agora estamos entregando reestruturada essa praça esportiva do voleibol depois de tanto tempo de existência”. Para Beto, o objetivo da administração é ultrapassar as referências que Toledo tem em produção agropecuária. “Queremos ir além disso, queremos ser referência na qualidade de vida e felicidade do nosso povo”, afirmou.
A frente da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), Marli Gonçalves Costa destacou esse como um dos momentos mais importante da atuação esportiva no município. Para ela, existe uma preocupação, desde o momento que foi assumida a gestão, de tratar todas as modalidades da mesma forma. “Nós não tivemos em momento nenhum, preferência a nenhum dos esportes. É muito satisfatório entregar um local totalmente reestruturado, para o voleibol hoje, assim como será entregue na quarta-feira (17), para ao basquete e futsal”, completou ressaltando a reforma que também foi realizada no Ginásio de Esportes Jaime Zeni.
Na ocasião também esteve presente o empresário Joel Loh, dono da Central Tintas, um dos patrocinadores da equipe de rendimento de vôlei de Toledo. Joel também foi atleta da modalidade e frequentou os treinos no ginásio. “É uma honra estar aqui nesse momento e poder contribuir para o esporte em Toledo. Parabenizo toda a administração por essa iniciativa merecida. Certamente os atletas merecem essa qualidade”, afirmou.
Reforma
No processo de reforma do Ginásio Hugo Zeni, foi aplicada a manta asfáltica que, além de eliminar goteiras, vai auxiliar na temperatura interna da praça esportiva. Também foram reformadas as arquibancadas, banheiros, vestiários e construída a cantina. O destaque na reforma foi a aplicação do piso esportivo de madeira flexível/flutuante irá melhorar o desempenho das equipes. Foram R$ 375 mil em investimentos do governo municipal que viabilizaram as intervenções necessárias nas estruturas do local.
Programa Toledo Mais Volei
Na ocasião também foi ressaltada a implantação do Projeto Toledo Mais Vôlei. Aprovado pelo Ministério dos Esportes, o Projeto prevê a captação do Imposto de Renda da pessoa física e jurídica, visando promover ainda mais essa modalidade que é destaque esportivo em Toledo.
O professor João Carlos Beloto ressaltou que através desse projeto será uma forma de alavancar ainda mais o trabalho desenvolvido com o voleibol. “Através desse recurso poderão ser realizadas melhorias nas condições de materiais, participação em eventos nacionais, além de possíveis bolsas de apoio aos atletas, evitando a evasão para outros centros esportivos”, explicou.