No sábado (13) às 11h, o Governo Municipal realizará a apresentação do projeto de reforma global da Escola Municipal Henrique Brod. O projeto estava em elaboração desde o início do ano e contou com a colaboração da comunidade escolar. A unidade educacional, localizada no Jardim Panorama, atende atualmente 700 alunos do Pré I ao 5º ano e irá receber mais quatro salas de aula, espaços para a administração e refeitório. A previsão é que as obras iniciem em 2015 e que sejam investidos mais de meio milhão de reais.
Os projetos foram executados pela Secretaria de Planejamento Estratégico (SMPE) e discutido com a comunidade escolar. “Nós realizamos reuniões com a população e os servidores, juntamente com as representantes da Secretaria de Planejamento Estratégico, para ofertarmos uma obra que atenda as demandas da comunidade escolar. Agora vamos fazer a apresentação do resultado final desse projeto que foi construído a muitas mãos”, explicou a secretária de Educação, Tania de Grandi.
A escola é uma das maiores do município e há uma década não passava por uma revitalização. O local foi um dos primeiros espaços educacionais visitados pelo prefeito Beto Lunitti ao assumir a gestão do município. “O prefeito foi até lá, viu as dificuldades que os alunos e professores enfrentavam e se comprometeu a realizar uma grande obra”. Por questões orçamentárias e visando atender a todas as necessidades, optou-se, por incluir os trabalhos no orçamento de 2014. “Desta forma, conseguiríamos realizar todas as reformas necessárias”, explicou.
As obras incluem a recuperação da parte elétrica, melhorias no escoamento das águas pluviais, que atualmente são despejadas dentro do saguão e acabam invadindo os corredores, causando transtornos aos alunos e servidores, e pintura externa e interna do prédio. “Outra ação importante é a recuperação da área de convivência, que envolve o saguão, melhorando o palco, utilizado para apresentações, e disponibilizando rampas para acessibilidade e outras melhorias”, explicou a arquiteta da SMPE, Stella Fachin.
Para o prefeito Beto Lunitti os investimentos são fundamentais. “Não podemos deixar de aplicar recursos na educação. Nossas crianças precisam ter ambientes adequados e vejo que o projeto atende as solicitações que foram feitas a mim e aos servidores da SMED. Vamos poder, com esta ação atender a uma antiga demanda daquela comunidade”, finalizou.
Melhoria na qualidade de ensino
A secretária Tania de Grandi lembrou que as tem o objetivo e promover a melhoria na qualidade de ensino. “A ampliação no número de salas representa mais conforto e tranquilidade para professores e alunos. Isso da qualidade ao processo pedagógico”. Tania ainda afirmou a escola ganhará uma nova identidade a partir das mudanças e isso é salutar. “Há mais de dez anos a comunidade escolar esperava por este momento e as melhorias trarão motivação para as crianças, para seus pais e todos os servidores municipais que trabalham no local”, salientou.