A peça apresenta o mito indígena e narra a história do povo brasileiro. A Companhia Circo Teatro Sem Lona sugere, em seu roteiro, a criação de uma raça pura no Brasil colocando os personagens Peri e Ceci em um envolvente amor platônico. A historia é encenada por quatro clowns (palhaços) num picadeiro onde são valorizadas as cores e vegetações brasileiras.
O espetáculo possui uma linguagem e técnicas circenses, irreverente, satírico e musical. A realização é do Serviço Social da Indústria (SESI). Os ingressos têm custo de R$ 3,00 (meia) e R$ 6,00 (inteira) e estão sendo vendidos na Casa da Cultura e no Teatro – a bilheteria será repassada ao Fundo Municipal de Cultura.
Sobre o Espetáculo – O Guarani
O Espetáculo já participou de vários festivais nacionais, dentro eles o Isnard de Azevedo, em Florianópolis, conquistando o prêmio de melhor apresentação. Participou do projeto “Combio Cultural”, do governo do estado do Paraná e se apresentou no Aterro do Flamengo no Rio de Janeiro e no Parque do Ibirapurera em São Paulo em 2003. Em 2005 participou da Caravana Funarte de Circulação Regional com 20 espetáculos nos estados de São Paulo e Paraná. A adaptação da obra e a direção são de Pedro Ochoa.