Estar em casa é como os professores e atletas do basquetebol toledano definem o sentimento ao entrar no Ginásio de Esportes Jaime Zeni. E agora, o amor pelo espaço se tornará ainda maior, após uma reforma completa que proporcionará ainda mais qualidade para treinos e jogos da modalidade. A reinauguração do Ginásio acontece nesta quarta-feira (17), a partir das 19h30.
Segundo a professora da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), coordenadora do projeto da Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo (Abatol), Lurdes Kappes, a medida representa mais do que a demanda dos atletas. “É a realização de um sonho, pois até então os serviços de manutenção eram realizados pelos próprios pais de atletas da Abatol, que usam o espaço para treino”, afirmou.
Para o presidente da Abatol, Gervásio Finger, esta nova cara que o ginásio ganhou é muito boa para todos os atletas de basquetebol toledano. “Nós nunca tivemos uma quadra adaptada para o basquetebol, antes ela era de piso, e isso fazia com que os atletas se machucassem com muito mais facilidade”, contou o presidente. Além disso, Finger ainda destacou que o novo espaço será um incentivo a mais para os atletas treinarem e também para as crianças se interessarem pelo esporte. “E com os Jogos Abertos do Paraná que acontecerão daqui a alguns dias em Toledo, ter este espaço permitirá muito mais qualidade nos jogos”, comentou.
Foram investidos pela prefeitura de Toledo aproximadamente R$ 500 mil na obra. No processo foram reformados os banheiros, vestiários, a entrada do ginásio assim como na pintura externa e interna da estrutura. Para evitar chuvas na área interna foi colocada uma manta de cobertura no Ginásio, que também absorverá o calor e o barulho.
Outra mudança importante no Ginásio foi a colocação de piso de madeira flutuante. Segundo a secretária da pasta, Marli Gonçalves Costa, o investimento no piso é um grande avanço. “Esse modelo resulta em maior durabilidade e é mais adequado para prática de esportes, principalmente o basquete, evitando lesões no joelho de atletas, por exemplo”, comentou ao lembrar que no espaço são treinadas desde crianças a partir de oito anos, até adultos.
Segundo Marli, que também foi técnica da equipe masculina da modalidade, a implantação do piso de madeira representa um avanço muito grande e importante para o esporte toledano. “Não tive oportunidade de trabalhar com esse piso com meus atletas, mas é muito bom poder proporcionar isso para eles agora. Certamente merecem, por fazer um trabalho de qualidade no basquete”, afirmou.
Além de cumprir com o plano de governo e atender as demandas da comunidade, as reformas também contribuirão para realização dos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), que iniciam na próxima sexta-feira (19).